Governo assina com consórcio luso-cabo-verdiano contrato de modernização de porto em Santo Antão

PorExpresso das Ilhas,21 fev 2010 23:00

image
O Ministério das Infraestruturas e Transportes (MIT) assina hoje com um consórcio luso-cabo-verdiano, liderado pela DRTH e Empreitel Figueiredo, o contrato de adjudicação das obras da modernização e expansão do porto de Porto Novo, na ilha de Santo Antão.

O projecto visa prolongar o cais, construir um terminal de contentores e criar uma moderna gare marítima de passageiros, com o custo global da obra estimado em 2,5 milhões de contos (22,6 milhões de euros) e a ser executada num prazo de 20 meses.
Por outro lado, Manuel Inocêncio de Sousa, titular da pasta das Infraestruturas de Cabo Verde, preside também hoje à apresentação do estudo sobre a localização do aeroporto de Santo Antão, realizado pela Porplan, que aponta três localizações - Tarrafal, Ribeira Torta e Casa do Meio, todos no concelho de Porto Novo.

O novo aeroporto substituirá o aeródromo da Ponta do Sol, desactivado em 1999 por não apresentar condições de segurança na aterragem e descolagem.

Com a apresentação dos estudos, o MIT pretende ouvir as autoridades locais para escolher o local que mais se adequa à construção da infraestrutura aeroportuária, para depois dar início à elaboração do Plano Director de Desenvolvimento do Aeroporto.
A remodelação do porto de Santo Antão, o único meio de ligação actual da ilha com o resto do país, enquadra-se, segundo o governo cabo-verdiano, na estratégia de modernização do sector portuário Cabo Verde até 2012.

Em agosto do ano passado, o presidente do Conselho de Administração da ENAPOR (Empresa Nacional de Portos de Cabo Verde), Franklim Spencer, afirmou à Agência Lusa que, em 2012, Cabo Verde estará preparado para competir com quaisquer portos do mundo.

"A partir de 2012, teremos infraestruturas portuárias para competir com os outros tipos de transporte. Em cinco ou seis ilhas haverá terminais portuários com condições de qualidade e conforto iguais ou melhores que os dos aeroportos", disse.

"Todas essas ilhas ficarão com portos de dimensão média dentro da escala nacional. Continuaremos a ter dois grandes portos, no Mindelo e na Cidade da Praia, teremos três ou quatro de média dimensão, Palmeira, Sal, Rei e Porto Novo, e depois teremos Vale de Cavaleiros, Maio, São Nicolau e Furna", concluiu.

Cabo Verde tem em curso há vários anos um vasto projecto de construção de raiz ou renovação das infraestruturas portuárias e aeroportuárias na quase totalidade das ilhas do arquipélago, estando previsto para o final deste ano a conclusão das obras de reconversão do porto da Cidade da Praia.

Em 2005, Cabo Verde dispunha de um único aeroporto internacional - o da ilha do Sal. Desde então, já estão aptos a receber o tráfego internacional outros três - Cidade da Praia, Boavista e São Vicente, este último aberto a 22 de Dezembro de 2009.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,21 fev 2010 23:00

Editado porExpresso das Ilhas  em  21 fev 2010 23:00

pub.

pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.