Presidente da Portugal Telecom eleito melhor CEO da Europa

PorExpresso das Ilhas,13 mar 2011 23:00


A Institutional Investor Magazine elegeu Zeinal Bava, presidente executivo da Portugal Telecom, o melhor CEO da Europa no sector das telecomunicações. O reconhecimento foi obtido quer por parte dos investidores quer dos analistas.

Zeinal Bava ganhou o prémio de melhor CEO (presidente executivo) atribuído pelos investidores com uma votação global de 21,91 por cento, à frente de Vittorio Colao, presidente do Grupo Vodafone, que com 17,98 por cento de votos conseguiu o segundo lugar. Em terceiro lugar do 'ranking' ficou o responsável da operadora Royal KPN, A.J. Scheepbouwer, com 15,73 por cento da votação dos investidores.

Já no 'ranking' avaliado pelos analistas o presidente executivo da Portugal Telecom voltou a vencer os restantes CEO´s dos grupos de telecomunicações europeus, com 16,30 por cento dos votos. Em segundo lugar os analistas elegeram Duco Sickinghe, CEO da Telenet Group Holding. O 'homem-forte' da Telefónica, César Alierta, conseguiu, neste caso, o terceiro lugar com 11,19 por cento dos votos.

Com os prémios deste ano, o presidente da PT tornou-se no único executivo português a ter tido duas distinções consecutivas como melhor CEO no sector das telecomunicações - sendo que este ano o reconhecimento chega dos dois lados do mercado financeiro, investidores e analistas - e três prémios como melhor CFO (chief financial officer), pela Institutional Investor Magazine, considerada uma referência internacional na comunicação da relação com os investidores.

Estes prémios, baseados numa análise anual feita por influentes profissionais na área de investimento,foram atribuídos após a votação de 1.242 analistas de todo o mundo da parte de 'sell side', de 149 empresas, e por 813 analistas de 'buy side' e 'portofolio managers' [gestores de carteira], que fazem parte de 435 empresas.

Zeinal Bava, que já esteve à frente de dossiers quentes da PT como o caso da Oferta Pública lançada pela Sonae à operadora ou a venda da Vivo à ex-parceira Telefónica, foi nomeado CEO da PT em 2008.

Em fevereiro, a PT anunciou um lucro líquido de 5.672 milhões de euros em 2010 - um valor inflacionado pela venda da Vivo aos espanhóis da Telefónica - contra os 684 milhões atingidos em 2009.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,13 mar 2011 23:00

Editado porExpresso das Ilhas  em  13 mar 2011 23:00

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.