A Caixa Económica de Cabo Verde recebeu hoje, 12 de Junho, dois certificados internacionais do sistema de Gestão da Qualidade e do sistema de segurança de informação, em conformidade com as normas internacionais ISO 9001 e ISO 27001.
Para o Presidente do Conselho da Administração da Caixa Económica de Cabo Verde, Emanuel Miranda, este reconhecimento traz mais dinâmica à instituição e a todo o sistema financeiro cabo-verdiano.
"Significa muito para os clientes, e para o sistema bancário cabo-verdiano, na medida em que são duas normas internacionais, define as melhores praticas em termos de sistemas de segurança de informação e em termos de gestão de sistemas da qualidade", disse.
"A ISO 27001 tem a ver com o sistema de gestão da segurança de informação e a ISO 9001 tem a ver com sistema de gestão da qualidade", explicou o Presidente do Conselho da Administração da Caixa Económica de Cabo Verde.
"No que se refere a ISO 27001, a Caixa é o segundo banco em toda a CPLP, o que orgulha naturalmente a Caixa, o sistema bancário e todo o sistema financeiro cabo-verdiano", sublinhou Emanuel Miranda.
Miranda acrescentou ainda que os dois certificados são normas internacionais que servem para definir as melhores práticas na gestão e segurança de informação.
" Em termos de gestão de sistema de qualidade, no que refere ao sistema de segurança de informação, a norma define os principais critérios, que devem ser seguidos com vista a preservação de confidencialidade integridade e disponibilidade de informação", acrescentou.
Segundo aquele administrador, a Caixa económica representa uma vitória sobre os desafios actuais.
"A nossa aposta foi na melhoria da competitividade da Caixa Económica, nós somos da opinião que o maior desafio que Cabo Verde tem em mãos para os próximos tempos, tem a ver com a melhoria da competitividade do país, e Caixa Económica enquanto banco de referência em Cabo Verde está a fazer o seu papel e com essa certificação a Caixa está a vencer o desafio da competitividade", avaliou.
O presidente do Conselho da Administração da Caixa Económica destacou ainda que Caixa é o banco que mais cresceu nos últimos anos.
"Com essas certificações a Caixa está a ser mais competitiva, é o banco que mais cresceu nos últimos anos aqui em Cabo Verde, entre 3 a 4 anos a Caixa cresceu em termos do balanço a volta de 40 por cento, e termos de crédito cresceu 55 por cento e em termos de depósito 32 por cento ".
Emanuel Miranda é da opinião que a Caixa apresenta condições para manter essa certificação.
O primeiro-ministro, José Maria Neves, durante a sua intervenção sublinhou a importância desse certificado internacional para o sistema financeiro do país.
"Este é um momento, um marco histórico para o sistema financeiro cabo-verdiano, mas é também um marco histórico para as empresas, organizações públicas cabo-verdianas, e um marco histórico para Cabo Verde", disse o chefe do executivo.
De referir que a Caixa Económica de Cabo Verde é o primeiro banco do país a receber essas duas certificações, ISO 27001 e ISO 9001.