A loja on-line da Câmara Municipal da Praia já permitiu realizar quase dois mil pagamentos, entre Fevereiro e Agosto de 2013, confirmou esta quarta-feira, o vereador do Urbanismo, Habitação e Informática e Modernização Administrativa, Rafael Fernandes.
Considerando positivo o balanço das actividades desenvolvidas pela Loja em meio ano, Rafael Fernandes revelou que este serviço online permitiu também realizar milhares de consultas, com indicadores e perspectivas de crescimento”.
Explicou que, com a plataforma tecnológica implementada, as pessoas passaram a fazer pesquisas dos processos, emitir a planta de localização e certidões, e efectuar pagamentos electrónicos, de forma “célere cómoda, eficaz e segura”.
O vereador informou que a autarquia pretende “potenciar o investimento”, disseminando os serviços da loja online através de uma rede de agentes e fazer chegar essa plataforma tecnológica a toda Cidade da Praia, “porque nem todas as pessoas nos bairros têm acesso à Internet e rede Vinti4 ou Visa”.
A rede de agentes com atendimento personalizado está actualmente presente no Porto da Praia, no Sucupira, em casas de câmbio, agências de viagem, nos postos de combustíveis e brevemente vai estar nas delegações municipais.
“O objectivo é estar mais próximo das pessoas, por isso já estamos a trabalhar no alargamento da rede e na integração com outros serviços, nomeadamente Casa do Cidadão, NOSI (Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação), Câmaras do Comércio, empresas, agentes económicos e sociais”, sublinhou.
A implementação desta loja online indicou Rafael Fernandes visa “desconcentrar os serviços de atendimento/pagamento, aliviando o amontoar de pessoas” no único balcão que a Câmara dispõe no edifício do bairro da Fazenda.
Para Rafael Fernandes “valeu a pena o esforço e o investimento” que a edilidade fez para disponibilizar esse serviço aos munícipes.