Obras do terminal de cruzeiros em São Vicente devem arrancar em 2019 - Enapor

PorExpresso das Ilhas,9 mar 2017 7:52

4

O presidente do conselho de administração da Enapor garantiu, esta quarta-feira, que as obras do terminal de cruzeiros projectado para São Vicente poderá arrancar em 2019, numa “perspectiva realista”, já que o processo encontra-se “muito bem encaminhado”.

 

Em entrevista à Inforpress, Jorge Pimenta Maurício explicou que a empresa tem “tudo definido” na vertente engenharia financeira, com o “engajamento total” do Governo no projecto, e a garantia de financiamento de um fundo da OPED e do programa do governo holandês “Orio”, este a fundo perdido.

Segundo o PCA, à parte holandesa, através do programa “Orio”, que vai garantir 35 por cento (%) a fundo perdido, no montante de 9,8 milhões de euros, dos estimados 28 milhões totais do investimento, já foi enviada toda a documentação e as informações que estavam em falta.

“No dia 17, o conselho de administração da ‘Orio’ deve dar o aval”, especificou o responsável, lembrando que o Governo de Cabo Verde já se comprometeu com o financiamento da outra parte de 65% do investimento.

“O Governo, por seu lado, já solicitou à OFID, que é um fundo da OPEP, cerca de 50 a 55 por cento do investimento restante, ou seja a estratégia existe e já há uma resposta da OFID a garantir esse percentual, e o Governo já concordou com as condições apresentadas”, diz.

Jorge Maurício indicou que as três partes “estão em sintonia” e que cada uma já sabe com o que poderá contar, numa “combinação perfeita” e com o “conforto do Governo” para que “as coisas marchem”.

Assim, com a montagem financeira em vias de conclusão, a fase seguinte será a de preparação de toda a documentação do concurso e dos estudos atinentes.

“Ainda em 2018 podemos lançar o concurso para a execução da obra e, após isso, com os timings próprios, pensamos que em 2019 poder-se-á dar início às obras de construção do terminal de cruzeiros, numa perspectiva realista”, assegura.

Trata-se, segundo o PCA da Enapor, de um projecto “muito importante” para a economia de Cabo Verde, no entendimento do Governo, pois o terminal de cruzeiros vai ser naturalmente uma zona de expansão do Porto Grande, neste momento “bastante congestionado” com a actividade da pesca e de movimentação da carga convencional, entre outros factores.

Jorge Maurício lembrou ainda que o terminal é projectado numa perspectiva também económica, um “investimento estratégico” para o país porque vai gerar “mais negócio, mais turista”, sendo desenvolvido para os mercados de São Vicente e de Santo Antão, permitindo diversificar a oferta, ou seja, a mesma escala a promover dois destinos.

Números avançados pelo responsável da Enapor indicam que, actualmente, só em São Vicente, os navios de cruzeiros “deixam mais de 4 milhões de euros” e que os turistas gastam entre 30 a 40 euros por pessoa, e com uma margem de progressão “muito favorável” por se tratar de um negócio que “cresce todos os anos” a nível mundial.

O terminal de cruzeiros projectado para o Porto Grande de São Vicente terá dois berços de 400 e 350/300 metros, respectivamente, uma profundidade máxima de 11 metros, e será servido por uma gare marítima para passageiros, uma vila turística junto à marginal que vai ter lojas, free-shops, restaurantes, bares, pequenos museus e souvenirs. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,9 mar 2017 7:52

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  10 mar 2017 9:30

4

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.