Câmaras de Comércio com mais competências a partir de Abril

PorAdilson Pereira,26 jan 2018 14:52

Alexandre Monteiro, Ministro do Comércio e Indústria
Alexandre Monteiro, Ministro do Comércio e Indústria

As Câmaras de Comércio vão poder efectuar o licenciamento industrial, emissão dos certificados de origem e certificado de comércio externo.

A transferência dessas competências para as Câmaras, neste momento em fase de implementação, poderá ficar concluída dentro de três meses.

As informações foram avançadas, hoje, pelo presidente da Câmara de Comércio de Sotavento, Jorge Spencer Lima, à margem da visita do ministro do Comércio e Indústria, Alexandre Monteiro, às instalações da Câmara.

“Já temos três pontos identificados para serem transferidos imediatamente: licenciamento industrial, emissão dos certificados de origem e emissão de certificados de comércio externo”, enumera Spencer Lima.

Para Alexandre Monteiro, este primeiro contacto com a Câmara do Comércio afigurava-se como necessário. De uma forma mais abrangente, a melhoria do ambiente de negócios no país serviu de mote de conversa neste primeiro encontro com a Câmara. Outras questões específicas também estiveram sobre a mesa.

“Nomeadamente, aspectos do licenciamento industrial e emissão de certificados de origem”, aponta Alexandre Monteiro, garantido a sua implementação mais rapidamente possível.

De acordo com Jorge Spencer Lima, o ministro manifestou disponibilidade em encetar diálogo, numa perspectiva positiva. 

“Não podemos continuar cada um a puxar na sua direcção porque não vai funcionar. É necessário que haja um mínimo de coordenação entre o governo e o privado”, salienta Spencer Lima.

Spencer Lima espera mais acções do Governo. “Vamos parar de falar muito, e fazer muito", deseja.

Para já, define 2018 como o ano em que as mudanças deverão acontecer. “O ano em que nós vamos começar a ver os efeitos benéficos da mudança e da economia”, frisa Spencer, defendendo que há condições para que isso ocorra.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Adilson Pereira,26 jan 2018 14:52

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  26 jan 2018 14:52

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.