Covid-19: Países com 'rating' no lixo têm "declínio sem precedentes" na economia - Moody's

PorExpresso das Ilhas, Lusa,6 jul 2020 16:08

A agência de notação financeira Moody's avisou hoje que os países emissores de dívida com 'rating' abaixo da recomendação de investimento enfrentam um "declínio sem precedentes na actividade económica" devido à pandemia de covid-19.

"Muitas economias emergentes e mercados de fronteira devem ver um declínio sem precedentes na actividade económica, com muitos países a retomarem os níveis de actividade pré-crise só em 2022 ou depois, no seguimento da pandemia do novo coronavírus", lê-se num relatório hoje enviado aos investidores.

No documento, a que a Lusa teve acesso, a Moody's diz que "a recuperação vai ser prolongada e desigual depois do desconfinamento, com os países dependentes de matérias-primas e do turismo a enfrentarem desafios ainda maiores" e alertar que "a consolidação orçamental a seguir à pandemia será lenta", o que significa que "os níveis de dívida pública vão continuar elevados para além de 2020".

Entre os países mais afectados na África subsaariana estão Cabo Verde e Angola, dois países lusófonos onde o turismo e a exportação de petróleo representam uma parte significativa da receita fiscal.

"Do ponto de vista da análise sobre a qualidade do crédito soberano, o impacto da pandemia manifestou-se através de três canais principais: crescimento mais lento e uma forte deterioração nas métricas orçamentais e de dívida, queda dos preços do petróleo e aceso reduzido ao financiamento", lê-se no documento.

Para a Moody's, só cerca de 40% dos países que têm uma avaliação abaixo da recomendação de investimento ('lixo', como normalmente é conhecido) deverão estabilizar ou descer os níveis de dívida em 2021, o que significa que "o choque do novo coronavírus está a precipitar um significativo aumento da vulnerabilidade externa e do risco de liquidez".

No total, há 76 países emergentes que estão classificados no nível Ba1 ou mais baixo, estando cerca de 40% dos países sem recomendação de investimento em África e no Médio Oriente.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,6 jul 2020 16:08

Editado porAndre Amaral  em  20 abr 2021 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.