João Oliveira e Sousa, foi mais recentemente CEO da fastjet Zimbabwe e trabalhou alguns anos como consultor sênior para vários clientes de energia no Zimbábue, inclusive no setor Oil & Gas.
De 2015 a 2017, colaborou com a Puma Energy, inicialmente como gerente de desenvolvimento de negócios em África e posteriormente como Administrador Delegado no Zimbábue.
Iniciou a sua carreira na Efacec Portugal, fabricante de equipamentos elétricos e eletromecânicos, ocupando vários cargos internacionais ao longo de 20 anos.
O português possui pós-graduações em administração pela École des Hautes Etudes Commerciales em Paris e Universidade de Navarra e é formado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
João Oliveira e Sousa estará sedeado nos escritórios da Vivo Energy Cabo Verde na cidade da Praia.
Fundada em 2011, a Vivo Energy é a empresa que distribui e comercializa combustíveis e lubrificantes da marca Shell para clientes comerciais e de retalho em África. Surgiu de uma Joint-Venture entre três empresas que, em Dezembro de 2011, decidiram adquirir a Sociedade Comercial Shell Cabo- Verde, SARL, que operava no país desde 1919.
A Companhia fornece Gasóleo, Gasolina, Gás de Petróleo Liquefeito (LPG), Fuel Óleo e Lubrificantes Shell aos vários clientes dos mais diversos sectores do mercado, cobrindo todo o país.
Garante a cobertura de todo o país e responde à procura existente nos mais variados sectores do mercado – Retalho, B2B, B2C, Gás, Marinha e Aviação.
De acordo com nota da empresa, a Vivo Energy proporciona emprego directo e indirecto a mais de 1000 pessoas, em Cabo Verde.