Confiança dos consumidores com maior queda dos últimos 7 trimestres

PorExpresso das Ilhas,17 nov 2020 9:44

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulgou hoje que no terceiro trimestre de 2020, o Indicador de Confiança no Consumidor manteve a tendência descendente, registando o valor mais baixo dos últimos sete trimestres consecutivos. O referido indicador evoluiu negativamente face ao mesmo período do ano 2019.

Conforme a mesma fonte, os resultados do 3º trimestre de 2020 se situa abaixo da média da série e, desta forma, o referido indicador revela uma diminuição da confiança das famílias cabo-verdianas. Nota-se, ainda, uma evolução negativa comparativamente ao trimestre homólogo.

Para as famílias inquiridas, segundo o INE, nos últimos 12 meses, tanto a sua situação económica do seu lar como a situação económica do país evoluíram positivamente relativamente ao trimestre homólogo.

Na opinião dos inquiridos, os preços de bens e serviços diminuíram face ao trimestre homólogo, embora o desemprego tenha aumentando relativamente ao mesmo período de 2019.

Relativamente ao item poupança, 89,4% dos inquiridos no terceiro trimestre do ano de 2020 considerou que, ainda, a actual situação económica do país não permite poupar dinheiro. No trimestre homólogo, esse percentual foi de 75,4%, o que representa uma diferença de 14 pontos percentuais entre os dois períodos.

O INE realça ainda que 5,9% dos inquiridos afirmaram ser possível poupar algum dinheiro com a actual situação económica do país sendo que, no trimestre homólogo, era de 23,1%, apresentando um decréscimo de 17,2 p.p.

Na opinião das famílias inquiridas, para os próximos 12 meses, tanto a situação financeira das famílias como a situação económica do país deverão evoluir negativamente face ao trimestre homólogo. Para as famílias inquiridas, os preços de bens e serviços, deverão diminuir e o desemprego aumentar face ao trimestre homólogo.

Cerca de 90 em cada 100 entrevistados afirmaram ter a certeza absoluta que não tencionam comprar um carro nos próximos dois anos.

Ainda no 3º trimestre de 2020, cerca de 11% dos inquiridos asseguraram que provavelmente irão comprar uma casa ou construir uma casa nos próximos dois anos. No 3º trimestre de 2019 23,3% dos inqueridos tinham essa pretensão, correspondendo a um decréscimo de 12,4 p.p.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,17 nov 2020 9:44

Editado porAndre Amaral  em  18 nov 2020 8:06

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.