Confiança no consumidor aumenta no 4º trimestre de 2020

PorExpresso das Ilhas,11 mar 2021 10:38

O indicador de confiança no consumidor aumentou no quarto trimestre de 2020, invertendo assim a tendência descendente dos últimos trimestres, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulgados hoje.

O INE informa que a confiança das famílias cabo-verdianas aumentou. Entretanto, refere uma evolução negativa comparativamente ao trimestre homólogo. Este resultado justifica-se pela apreciação negativa das famílias sobre a sua situação financeira e a situação económica do país para os próximos 12 meses, relativamente ao trimestre homólogo.

De acordo com as estatísticas, as famílias inqueridas apontaram que nos últimos 12 meses, tanto a situação económica do seu lar como a situação económica do país evoluíram positivamente relativamente ao trimestre homólogo.

Na opinião dos inquiridos, tanto os preços de bens e serviços como o desemprego no país aumentaram relativamente ao mesmo período do ano 2019.

Relativamente ao item poupança, a maior parte dos inquiridos, 86,3%, no quarto trimestre do ano de 2020 considerou que, ainda, a actual situação económica do país não permite poupar dinheiro.

No trimestre homólogo, esse percentual foi de 83,3%, o que representa um aumento de 3,0 pontos percentuais (p.p.) entre os dois períodos.

O INE realça que 10,8% dos inquiridos afirmaram ser possível poupar algum dinheiro com a actual situação económica do país sendo que, no trimestre homólogo, era de 16,4%, apresentando um decréscimo de 5,6 p.p..

Para os próximos 12 meses, tanto a situação financeira das famílias como a situação económica do país deverão evoluir negativamente face ao trimestre homólogo. Os preços de bens e serviços e o desemprego deverão diminuir face ao trimestre homólogo conforme os inqueridos.

Cerca de 73 em cada 100 entrevistados afirmaram ter a certeza absoluta que não tencionam comprar um carro nos próximos dois anos.

No quarto trimestre de 2020, cerca de 22,3% dos inquiridos afirmaram positivamente que provavelmente irão construir ou comprar uma casa (24,2% no período homólogo) representando, uma diminuição de 1,9 p.p..

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,11 mar 2021 10:38

Editado porAndre Amaral  em  12 mar 2021 10:05

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.