Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março

PorDulcina Mendes,21 abr 2021 10:26

Os preços dos produtos importados aumentaram 1,8%, em Março de 2021, valor superior em 1,7 pontos percentuais (p.p.) ao registado no mês anterior, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, no mês de Março deste ano, o índice de preços da importação situou-se em 92,2 tendo registado um acréscimo de 1,8% relativamente ao mês anterior.

A taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em -0,8%, em Março, valor inferior em 0,4 ponto percentuais face ao registado no mês anterior.

Os dados do INE mostram que os índices subjacentes e voláteis na importação cresceram 1,9% e 1,7% respectivamente, face ao mês anterior.

Conforme o INE, os aumentos dos preços ocorreram nas seguintes categorias de grupo: “Bens de Consumo” (3,1%) justifica-se pela subida de preços de “produtos alimentares primários” (4,0%), “Bens Intermédios” (2,8%) explica-se, essencialmente, com a subida dos preços de “produtos transformados para a indústrias varias” (13,8%) e “Combustíveis” (1,5%), justifica-se com a subida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (1,5%);

Por outro lado, as diminuições dos preços ocorreram nas categorias de “Bens de capital” (-3,9) justifica-se pela descida de preços de “máquinas” (-4,5%).

Em termos homólogos, o índice de preço da importação diminuiu 12,5%, relativamente ao mês de Março de 2020. E comparativamente ao mês de Março de 2020, os índices subjacente e volátil na importação, registaram decréscimo de 12,0% e 13,8%, respectivamente.

O INE avisa que no mês de Março de 2021, o índice de preços nas exportações situou-se em 97,7 correspondendo a um decréscimo de 0,8% face ao mês anterior.

Em Março de 2021, os índices subjacentes e volátil na exportação registaram decréscimo de 0,2% e 2,5% respectivamente, face ao mês anterior.

Os dados do INE indica que em termos homólogos, em Março, a taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações situou-se em -5,0%, e comparativamente ao mês de Março de 2020, os índices subjacente e volátil na exportação registaram decréscimo de 2,5% e 11,7% respectivamente.

No mês de Março, o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 105,9 registando-se uma diminuição de 2,6%, comparativamente ao mês anterior e em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) fixou-se em 8,5%.

Autoria:Dulcina Mendes,21 abr 2021 10:26

Editado porSara Almeida  em  26 jan 2022 23:20