Aquasun Energia e Água confirma investimento de 23 milhões de euros até 2022

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,3 jun 2021 8:05

O grupo Aquasun Energia e Água em Cabo Verde confirmou na quarta-feira a realização, até 2022, de investimentos na ordem dos 23 milhões de euros no município do Porto Novo, Santo Antão e de 67 milhões de euros em São Domingos, Santiago.

O presidente do conselho de administração da Aquasun Energia e Água, António Osório, que se desloca, quinta-feira, a Santo Antão, no âmbito dos preparativos para a implementação dos investimentos, explicou que os projectos incluem um parque solar fotovoltaico de 6,8MW e uma dessalinizadora de água do mar com capacidade de produção de 3.500 metros cúbicos/dia para agricultura.

Em Cabo Verde, a empresa tem previsto um projecto que se vai traduzir num investimento superior a 90 milhões de contos, abarcando os municípios do Porto Novo, que irá receber projectos no domínio agro-industrial na ordem dos 23 milhões de euros, e São Domingos (em Santiago), que irá receber um investimento, neste mesmo domínio, de 67 milhões de euros.

Os projectos de AquaSun no Porto Novo serão implementados na zona sul deste concelho, segundo António Osório, que vai estar, a partir desta quinta-feira, e durante três dias, em Santo Antão, para reunir-se com as autoridades locais e com as comunidades agrícolas de Casa de Meio, Ponte Sul e Lajedos, onde os projectos vão ser implementados.

O presidente do conselho de administração da Aquasun Energia e Água pretende com essa deslocação “fazer a aproximação e sensibilização aos agricultores, agora que a fase do processo de investimento junto dos financiadores e investidores se encontra na sua fase final”.

António Osório disse que pretende ainda explicar aos agricultores, com mais detalhes, os meandros dos investimentos, a fase em que se encontram e todo o processo que se segue, bem como discutir os contornos da parceria que a Aquasun Energia e Água pretende fazer com os agricultores já a partir de 2022, depois de concluídas as obras.

Os investimentos devem gerar 90 postos de trabalho directos nos centros agro-industriais e envolver cerca de 800 agricultores no processo produtivo.

O programa de investimento da empresa Aquasun Energia e Água conta com o envolvimento de investidores internacionais e apoio institucional do Governo de Cabo Verde, das câmaras municipais do Porto Novo e de São Domingos e das delegações do Ministério da Agricultura e Ambiente, além dos agricultores.

Prevê-se uma produção média de cerca de 20 mil toneladas de alimentos por ano, devidamente certificados de acordo com as normas internacionais de qualidade alimentar, que serão alocados no mercado interno e nos operadores turísticos hoteleiros.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,3 jun 2021 8:05

Editado porAndre Amaral  em  3 jun 2021 16:24