Confiança nos consumidores mantém tendência ascendente

PorExpresso das Ilhas,30 ago 2021 10:26

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje que o indicador de confiança no consumir manteve, no segundo trimestre de 2021, a tendência ascendente dos últimos trimestres, confirmando o aumentar da confiança das famílias cabo-verdianas.

O indicador evoluiu positivamente face ao trimestre homólogo.

Segundo o INE, este resultado justifica-se basicamente pela apreciação positiva das famílias sobre a sua situação económica actual e a evolução do desemprego no país para os próximos 12 meses, relativamente ao trimestre homólogo.

De acordo com os dados do INE, para as famílias inquiridas, nos últimos 12 meses, tanto a sua situação económica do seu lar como a situação económica do país evoluíram positivamente, relativamente ao trimestre homólogo.

Na opinião dos inquiridos, os preços de bens e serviços aumentaram e o desemprego no país diminuiu ligeiramente, relativamente ao mesmo período do ano 2020. 

Sobre o item poupança, o INE mostra que a maior parte dos inquiridos (83,8%), no segundo trimestre do ano de 2021, considerou que a actual situação económica do país ainda não permite poupar dinheiro. No entanto, no trimestre homólogo, esse percentual foi de 93,2%, o que representa uma diferença (-9,2 pontos percentuais) entre os dois períodos. Conforme mostram os dados do INE, 12,1% dos inquiridos afirmaram ser possível poupar algum dinheiro com a actual situação económica do país sendo que, no trimestre homólogo, eram apenas 6,6%, apresentando um acréscimo de 4,4 pp.

Quanto a perspectivas, de acordo com os inquiridos, nos próximos 12 meses, tanto a situação financeira das famílias como a situação económica do país deverão evoluir negativamente face ao trimestre homólogo. “Para as famílias inquiridas, tanto os preços de bens e serviços como o desemprego deverão diminuir face ao trimestre homólogo”, lê-se.

Relativamente à intenção de comprar carro nos próximos 12 meses, cerca de 85 em cada 100 entrevistados afirmaram ter a certeza absoluta que não tencionam comprar um carro nos próximos dois anos. 

Sobre a intenção de comprar ou construir uma casa nos próximos 2 anos: No 2º trimestre de 2021, 17,9% dos inquiridos afirmaram que provavelmente sim, ou seja, irão construir ou comprar uma casa (contra 13,6% no período homólogo) representando um aumento de 14,3 pp. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,30 ago 2021 10:26

Editado porSara Almeida  em  31 ago 2021 9:02

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.