Associação dos Portos de Língua Portuguesa debate desafios do futuro em Luanda

PorExpresso das Ilhas, Lusa,14 nov 2021 15:46

A APLOP foi constituída em 2011

Zona Económica Exclusiva dos associados da APLOP chega aos 7,2 milhões de km2, a quinta maior do mundo. A soma da extensão de costa dos associados representa um total de cerca de 15 mil quilómetros, o que equivale a um lugar no ‘ranking’ dos dez países com maiores costas do mundo

A inovação, a resiliência e a sustentabilidade da economia dos portos da lusofonia vão estar em debate no XII Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), que se realiza em Luanda, Angola, segunda e terça-feira.

Em cima da mesa vão estar temas relacionados com desafios para o futuro dos portos dos países de língua oficial portuguesa, como a internacionalização, a inovação e digitalização ao serviço da competitividade portuária ou as questões colocadas pela descarbonização da economia, refere a organização.

O congresso da APLOP decorre na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas e acontece em modo presencial e também ‘online’, através de http://congresso-luanda2021.aplop.org.

O programa contempla também a realização da assembleia geral da associação.

A APLOP foi constituída em 2011 para reforçar os laços de cooperação e aumentar as trocas comerciais entre os membros, entre os quais estão os nove países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Macau e Marrocos integram a APLOP como membros observadores.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,14 nov 2021 15:46

Editado porJorge Montezinho  em  15 nov 2021 11:16