ExpoDubai: Cabo Verde promove-se com fórum de investimento em Fevereiro

PorExpresso das Ilhas, Lusa,19 jan 2022 10:08

Expo Dubai
Expo Dubai

O Governo pretende promover o arquipélago na Expo 2020 Dubai com a realização, em 04 de Fevereiro, de nova edição do Cabo Verde Investment Forum (CVIF), foi hoje anunciado.

De acordo com a informação divulgada pelo vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, no evento "far-se-á a apresentação pública da agenda económica do Governo e de projectos privados e públicos", permitindo ainda "encontros entre empresários e instituições públicas, que pretendem impulsionar o comércio e o investimento em Cabo Verde".

"Tem como principal objectivo a partilha de informações referentes às estratégias de desenvolvimento do Governo, a apresentação do ambiente de negócios, de oportunidades de negócio e de perspectivas pós-covid-19, visando mobilizar recursos para a implementação de projectos e encorajar o estabelecimento de parcerias", descreveu o governante.

Esta edição do CVIF integra o dia de Cabo Verde na Expo 2020 Dubai - que se comemora em 03 de Fevereiro -, com um programa de encontros e contactos entre os promotores de projectos e instituições representadas no Médio Oriente.

São esperados no fórum empresários e promotores de projectos, bem como representantes do Governo, de instituições públicas, das Câmaras de Comércio, Turismo e Indústria cabo-verdianas e internacionais, assim como, investidores, representantes de fundos de investimento e de parceiros financeiros.

Cabo Verde vive uma crise económica, após uma recessão de quase 15% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, face à ausência de turismo provocada pela pandemia de covid-19, sector que garante 25% do PIB e do emprego do país.

A primeira edição do CVIF, iniciativa governamental para captar investimento externo para o país, realizou-se na ilha do Sal, em Julho de 2019, e segundo anunciou na altura Olavo Correia, Cabo Verde conseguiu mobilizar 1,5 mil milhões de euros em 41 projectos, após três dias com mais de 100 encontros e 400 participantes.

Seguiu-se, em Setembro de 2019, uma edição do Cabo Verde Investment Fórum em Boston, para captar investimentos na diáspora cabo-verdiana nos Estados Unidos.

"Sentado em casa, ninguém consegue nada hoje. Temos de promover Cabo Verde, nós não estamos sozinhos no mundo", afirmou na altura o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.

Uma nova edição deste fórum chegou a estar anunciada para Julho de 2020, na ilha do Sal, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

Esta edição do CVIF terá lugar no Habtoor Grand Resort, Emirados Árabes Unidos, no âmbito da representação de Cabo Verde na Expo 2020 Dubai, numa organização que envolve o Governo cabo-verdiano, o comissariado nacional naquela feira mundial e a Cabo Verde Tradeinvest, entidade pública que promove a captação de investimento estrangeiro para o arquipélago.

"Os encontros pretendem impulsionar o comércio e o investimento em Cabo Verde, atrair e facilitar os contactos entre os empresários e promotores nacionais e os fundos, investidores e financiadores internacionais", referiu fonte da organização.

A Expo 2020 Dubai, que foi adiada um ano por causa da pandemia de covid-19, arrancou em 01 de Outubro de 2021 e é a primeira vez que acontece naquela região do globo.

A Expo Dubai, que termina em 31 de Março próximo, é o primeiro megaevento desde o início da pandemia onde são esperados 25 milhões de visitantes.

Esta é a primeira vez na história da Expo mundial que cada país tem o seu próprio pavilhão - 192 no total.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,19 jan 2022 10:08

Editado porA Redacção  em  20 jan 2022 11:45

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.