Produtos importados aumentaram 1,4% em Abril de 2022

PorDulcina Mendes,23 mai 2022 9:47

​Os preços dos produtos importados aumentaram 1,4% em Abril de 2022, valor superior em 1,6 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Segundo o INE, em Abril de 2022, o índice de preços da importação situou-se em 111,2 tendo registado um acréscimo de 1,4% relactivamente ao mês anterior.

E os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimo de 1,4% e de 1,5% respectivamente, face ao registado no mês anterior.

O INE, indicou que o aumento dos preços ocorreu em todas as categorias de grupo: “Bens de Consumo” (1,0%), justifica-se com a subida dos preços de “produtos alimentares primários” (1,5%); “Bens Intermédios” (5,2%), o INE justifica que o aumento dos preços explica-se, essencialmente, com a subida dos preços de “produtos alimentares primários” (30,7%) e “Combustíveis” (0,9%), justifica-se com a subida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (0,9%).

Por outro lado, o INE mostrou que houve uma diminuição dos preços ocorrida na categoria “Bens de capital” (-2,7%), justifica- se pela descida de preços de “máquinas” (-3,3%).

Em termos homólogos, os índices de preço da importação aumentaram 19,5%, relativamente ao mês de Abril de 2021. E comparactivamente ao mês de Abril 2021, os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimos de 19,1% e 20,6%, respectivamente;

No que se refere à exportação, o INE frisou que no mês de Abril de 2022, o índice de preços nas exportações situou-se em 103,1 correspondendo a um acréscimo de 0,4% face ao mês anterior.

Em Abril de 2022, os índices subjacente e volátil na exportação registaram acréscimo de 0,4% e de 0,2% respectivamente, face ao registado no mês anterior.

Em Termos homólogos, em Abril de 2022, a taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações fixou-se em 6,1%. E comparativamente ao mês de Abril de 2021, os índices subjacente e volátil na exportação aumentaram 8,3% e 0,1% respectivamente.

Conforme os dados do INE, no mês de Abril de 2022, o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 92,6, registando-se uma diminuição de 1,1%, comparativamente ao mês anterior. E em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) fixou-se em -11,2%.

Autoria:Dulcina Mendes,23 mai 2022 9:47

Editado porAndre Amaral  em  23 mai 2022 15:51