​Preços da oferta turística aumentaram 22,1% no terceiro trimestre de 2022

A taxa de variação homóloga registada pelo Índice de Preços Turísticos no terceiro trimestre de 2022 foi de 22,1%, resultado superior em 12,5 pontos percentuais (p.p.) face ao trimestre anterior, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o Índice de Preços Turístico (IPT),elaborado pelo INE, a variação trimestral observada no terceiro trimestre de 2022 foi de 7,7%, superior em 5,7 p.p. ao valor registado no trimestre anterior, que apresentou uma variação de 2,0%, reflexo do padrão de sazonalidade deste indicador.

Segundo o INE, no terceiro trimestre de 2021, esta variação tinha sido negativa, -3,3%, situando-se 11,0 p.p. abaixo da actual.

Os dados analisados indicam que a classe dos hotéis, cafés e restaurantes, apresentou uma variação homóloga de 22,4%, 12,7 p.p. acima da que se verificou no trimestre anterior. A esta variação correspondeu uma contribuição de 22,1 p.p. para a variação do IPT Total.

O INE avançou ainda que os Alojamentos, que correspondem a 67,8% da despesa turística, com especial destaque para os hotéis, que corresponde a 64,5% da despesa turística total, registaram uma contribuição positiva de 26,4 p.p. do mesmo sinal que a do trimestre anterior.

No que se refere a restauração, cujo peso representa cerca de 31,1% da despesa turística, apresentou uma contribuição positiva de 3,1 p.p., sinal contrário à do trimestre anterior que registou -1,3 p.p.

Os dados divulgados pelo INE indicam que o movimento dos preços das dormidas em hotéis, pensões, residenciais e das pousadas, foram completamente determinantes para este comportamento do IPT total. Uma componente do IPT apresentou contribuição do mesmo sentido à das restantes: Cafés bares e similares (0,1 p.p.).

De acordo com o INE, dois componentes do IPT apresentaram contribuições negativas, os aldeamentos turísticos (-0,15 p.p.) e hotéis apartamentos (-0,04 p.p.). O nível médio dos preços das restantes componentes manteve-se praticamente constante em relação ao trimestre homólogo.

Concretamente, a variação deste trimestre face ao anterior revela um aumento dos preços dos Serviços de Restauração (12,2%). Nos serviços prestados por Hotéis verificou-se um aumento dos preços (7,7%). Os Hotéis-Apartamentos (4,5%), Pensões (0,8%), as Residenciais (0,3%), Cafés Bares e similares (0,2%), os Aldeamentos Turísticos (0,1%) e nos restantes serviços turísticos, registaram-se variações nulas face ao trimestre anterior.

A nível das Ilhas, todas apresentaram variações trimestrais de sinal positivo, sendo que Santo Antão com 2,6%, São Vicente 3,5%, Sal 7,4%, Boa Vista 8,7% e Santiago 3,1% determinaram fortemente o movimento do IPT Nacional.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Edisângela Tavares (Estagiária),18 out 2022 9:49

Editado porAndre Amaral  em  7 jul 2023 23:29

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.