​Exportações aumentam 280,9% no mês de Janeiro de 2023 face ao mesmo período de 2022

PorEdisângela Tavares,2 mar 2023 14:10

Os dados provisórios do Comércio Externo relativos ao mês de Janeiro de 2023 indicam um aumento das exportações na ordem de 280,9 % relativamente ao mesmo período de 2022, anunciou o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Conforme uma nota de imprensa do INE, as importações aumentaram 57,5% face ao mês de Janeiro de 2022, havendo um aumento das reexportações em 36,7% comparativamente ao mesmo período de 2022.

No período em análise, realça o INE, o défice da balança comercial aumentou 52,2% e a taxa de cobertura cresceu 3,3 pontos percentuais (P.P.).

De acordo com dados do INE, no mês de Janeiro de 2023 as exportações de Cabo Verde totalizaram 464 mil contos, correspondendo a um aumento de 342 mil contos (280,9%), face ao mês homólogo.

A Europa continua sendo o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo cerca de 94,7% do total das exportações cabo-verdianas, sendo a Espanha a lidera o ranking dos principais clientes de Cabo Verde na zona económica europeia, representando 78,0% das exportações, no mês em análise.

Portugal ocupa o segundo lugar na estrutura das exportações 10,6%, diminuindo 38,1 p.p., a Itália está no terceiro posto com 5,8%, e os Estados Unidos em quarta posição, com 4,8%.

Dos produtos exportados no mês de Janeiro de 2023, destaca-se em o primeiro lugar os preparados e conservas liderando com 85,2%, representando um aumentando 47,7 p.p., os vestuários, que ocupam o segundo lugar com 6,7%, registando uma diminuindo 16,2 p.p., e os calçados, que ocupam a terceira posição com, 3,9%, correspondo também uma diminuição na ordem dos 12,3 p.p. em relação ao registado no mesmo mês do ano anterior.

Quanto às importações, dados do INE indicam que o continente europeu continua a ser o principal fornecedor de Cabo Verde com um peso de 74,5% do montante total (contra 69,9% no mês de Janeiro do ano transacto), seguido da Ásia/Oceânia, 15,1%, da América 5,8%, da África 2,4% e do Resto do Mundo,2,2%.

Os dados apontam ainda que Portugal lidera entre os fornecedores de Cabo Verde, com 40,4% do total, o que em relação ao mesmo mês do ano anterior representa uma diminuição de 1,5 p.p.. A Espanha em segundo lugar entre os fornecedores com 19,5%, seguido de Taiwan, China e Brasil, com respectivamente, , 4,4%, 4,3% e 4,1% do total das importações.

Os dez principais produtos importados atingiram 55,4% do montante total das importações de Cabo Verde. Os produtos mais importados foram os combustíveis, 10,7%, com uma diminuição de 6,9 p.p., reactores e caldeiras com 8,1%, máquinas e motores 5,8%, leites e lacticínios 5,0% e arroz 4,8%.

As importações por grandes categorias de bens, segundo INE, os dados mostram que, no mês de Janeiro de 2023, com excepção dos combustíveis, todas as categorias de grupo evoluíram positivamente em relação ao mesmo mês de 2022.

Os bens de consumo correspondem a 77,0% das importações por grades, os bens intermédios 56,3% e os bens de capital 96,1%. Os combustíveis evoluíram negativamente com 4,4%.

Os bens de consumo continuam sendo a principal categoria económica de bens importados por Cabo Verde, com um peso de 47,6%, seguido dos bens intermédios, com 32,0%, combustíveis, com um peso de 10,7% e bens de capital com 9,7% do total das importações, face ao mês de Janeiro de 2022.

Autoria:Edisângela Tavares,2 mar 2023 14:10

Editado porAndre Amaral  em  3 mar 2023 9:48