​Índice de Produção Industrial regista variação homóloga de 3,2% no quarto trimestre de 2023

PorEdisângela Tavares,20 mar 2024 11:20

O Instituto Nacional de Estatística (INE) informou, hoje, que o Índice de Produção Industrial (IPI) total registou, em termos homólogos, um aumento de 3,2% no quarto trimestre de 2023, representando um aumento de 5,7 pontos percentuais (p.p.) em relação ao trimestre anterior. Em termos trimestrais, registou um aumento de 2,8%.

Segundo uma nota do INE, no quarto trimestre de 2023, a indústria extractiva apresentou uma diminuição de 11,4%, a indústria transformadora registou uma variação de 4,2% e as indústrias de electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e de captação, tratamento e distribuição de água registaram variações de 3,4% e - 3,3%, respectivamente.

Os resultados divulgados pelo INE apontam que o Índice de Preços na Produção Industrial diminuiu 2,2% no quarto trimestre de 2023 em relação ao trimestre homólogo. A diminuição foi particularmente influenciada pelo agrupamento das indústrias transformadoras, e electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio, com variações de 1,2% e -3,5%, respectivamente.

No trimestre em análise, o índice de volume de negócios apresentou uma variação homóloga de 7,0%. Nas indústrias extractivas, registou-se uma variação do volume de negócios negativa, de 60,6%.

O INE informou que o volume de negócios na secção das Indústrias Transformadoras registou variação de 11,9% e as secções de electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e de tratamento e distribuição de água, registaram variações homólogas de 4,0% e - 4,2%, respectivamente.

No quarto trimestre de 2023, a variação homóloga dos índices de Emprego e Horas Trabalhadas na indústria foi de 0,3% e -1,5%. A secção das indústrias extractivas registou variações homólogas de -16,5% em relação ao Índice de Emprego e de -21,3% em relação ao Índice de Horas Trabalhadas.

Os resultados apontam que na secção das Indústrias Transformadoras, registou-se uma variação homóloga de 1,6% no Índice de Emprego e -1,8% no Índice de Horas Trabalhadas. Nas secções de electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e de tratamento e distribuição de água, foram registadas variações homólogas no índice do Emprego de -1,3% e 1,3%.

No índice de Horas Trabalhadas, registaram-se variações de -1, no quarto trimestre de 2023, a taxa de variação homóloga das remunerações brutas na indústria foi de 4,7%. Neste período, as Indústrias extractivas e Indústrias transformadoras registaram variações no índice de Remunerações, de - 34,0% e 6,0%. 5% e 1,6%.

Os resultados divulgados pelo INE revelaram ainda que as secções de electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e de captação, tratamento e distribuição de água, registaram variações de 5,3% e - 4,2%, respectivamente.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Edisângela Tavares,20 mar 2024 11:20

Editado porSara Almeida  em  27 abr 2024 8:20

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.