​Nortuna Cabo Verde avança na produção de espécies aquáticas com primeiras vendas previstas para 2025

PorExpresso das Ilhas,20 set 2024 9:47

Após os atrasos causados pela pandemia, oprojecto industrial de aquacultura e processamento de atum rabilho do Atlântico na praia do Flamengo, em São Vicente, começou a apresentar resultados. A Nortuna Cabo Verde, empresa responsável pelo projecto, anunciou que pretende colocar no mercado as primeiras espécies produzidas em laboratório em 2025.

Nesta fase inicial, serão 600 toneladas de esmoregal, uma espécie de peixe valorizada tanto no mercado cabo-verdiano quanto internacional.

Em entrevista à TCV , na última quinta-feira, o sócio-gerente da Nortuna Cabo Verde, Luís Rodrigues, revelou que a empresa já começou a enviar amostras de esmoregal para a Noruega.

“Este mês começamos a mandar amostras de peixe para a Noruega, para expor na mesa de toalha branca, para testar o mercado”, explicou. Segundo este responsável, trata-se de uma prova inicial, mas já no próximo ano a empresa pretende comercializar cerca de 600 toneladas da espécie.

Luís Rodrigues também destacou planos para expandir a produção em 2025, com a intenção de colocar no mar 15 mil unidades de atum rabilho. Este projecto de criação em cativeiro é visto como uma experiência inovadora e sustentável no sector da aquacultura em Cabo Verde.

O Ministro do Mar, Jorge Santos, em visita ao viveiro de esmoregal em São Pedro, reforçou a importância da aquacultura para o desenvolvimento econômico do país.

"São duas espécies de peixe altamente qualificadas no mercado cabo-verdiano e também internacional. A aquacultura tem um grande potencial em Cabo Verde, e a Nortuna já está a dar provas de sucesso neste sector", afirmou o ministro.

Durante a visita, Jorge Santos também conheceu as instalações do laboratório e dos estaleiros do projecto na praia do Flamengo, sublinhando que o projecto é um complemento crucial ao sector das pescas, e um exemplo claro de como a inovação pode promover o desenvolvimento sustentável da indústria piscícola cabo-verdiana.

Desde o início de suas actividades em 2020, a Nortuna Cabo Verde tem se destacado pela inovação no sector. Em 2022, a empresa iniciou a instalação dos cativeiros, e no ano seguinte já contava com cerca de 40 toneladas de peixe em desenvolvimento. Em 2024, a Nortuna possuia aproximadamente 200 mil unidades de peixe em fase de crescimento, que devem render as 600 toneladas previstas para o mercado em 2025.

Com este projecto, a Nortuna Cabo Verde busca não apenas consolidar sua presença no mercado nacional, mas também promover Cabo Verde como um centro de excelência em aquacultura. O objectivo, segundo Luís Rodrigues, é garantir um futuro promissor para a indústria piscícola do país.

Autoria:Expresso das Ilhas,20 set 2024 9:47

Editado porAndre Amaral  em  20 set 2024 19:01