Lançado concurso para Portal de Investimento

PorExpresso das Ilhas, Lusa,25 set 2024 7:57

Cabo Verde vai criar um Portal de Investimento, que o país vai disponibilizar na Internet para investidores interessados no arquipélago, tendo lançado esta terça-feira o concurso para a sua concepção.

O portal deverá dar acesso, “de forma facilitada e centralizada, a todas as informações e procedimentos para a realização de um negócio, em Cabo Verde, nos diferentes sectores de actividade e, realizar ‘online’ todas as operações necessárias à concretização dos projectos”, detalha o anúncio publicado pelo Ministério das Finanças e Fomento Empresarial.

O concurso para empresas de consultoria decorre até 07 de Outubro.

O portal é uma das peças do projecto Digital Cabo Verde (DCVP), financiado pela Associação Internacional de Desenvolvimento (Banco Mundial) com 20 milhões de dólares.

Este projecto tem o objectivo mais amplo de transformar o país num ponto de encontro regional com vista “à aceleração da economia digital”.

Ao nível do Portal do Investimento, pretende-se melhorar o cenário actual.

“Há a percepção generalizada de que o sistema de aprovação e implementação de projectos de investimento, no país, continua lento, excessivamente burocrático, com procedimentos e instituições redundantes e custos de contexto elevados, exigindo reformas institucionais e procedimentais, que visem simplificar e agilizar o sistema”, lê-se na documentação do concurso.

A concepção do portal que agora se pretende deverá “reorientar a plataforma informática associada ao Balcão Único de Investimento”, eliminando barreiras e redundâncias, criando uma nova plataforma interligada com a administração pública cabo-verdiana.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,25 set 2024 7:57

Editado porSara Almeida  em  25 set 2024 14:02