​Preços dos produtos importados diminuíram 0,8% em Setembro

PorEdisângela Tavares,22 out 2024 10:13

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, hoje, que no mês de Setembro de 2024, o índice de preços da importação situou-se em 139,7, tendo registado um decréscimo de 0,8% comparado com o mês de Agosto.

Segundo o INE, os resultados do Índice de Preços de Comércio Externo, revelaram que os índices subjacente e volátil na importação registaram decréscimo de 0,7% e 1,1% respectivamente, face ao registado no mês de Agosto.

O aumento dos preços ocorreu nas categorias de grupo “Bens Intermédios” que registou um aumento de 2,8%, o aumento dos preços explica-se, essencialmente, com a subida dos preços de “Produtos transformados para a construção” (4,3%) e “Bens de capital” (5,5%), este segundo deve-se à subida de preços de “máquinas” (6,7%).

Os resultados divulgados pelo INE apontam que a diminuição dos preços ocorreu nas categorias de grupos “Bens de Consumo” (-1,9%), que justifica-se com a descida dos preços de “Produtos alimentares primários” (-4,2%), e “Combustíveis” (-2,0%), este prende-se com a descida da única subcategoria, denominada “Combustíveis” (-2,0%).

Em Termos homólogos, o INE revelou que comparado com o mês de Setembro de 2023, os preços dos produtos importados aumentaram 0,6%, os índices subjacente e volátil na importação registaram ambos acréscimos de 0,6%.

No mês de Setembro de 2024, o índice de preços nas exportações situou-se em 143,9, correspondendo a um decréscimo de 1,3% face ao mês anterior, o índice subjacente e o volátil na exportação registaram decréscimos de 1,6% e 0,2% respectivamente, face ao registado no mês anterior.

Em termos homólogos, o INE avançou que a taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações fixou-se em 25,3%. Comparativamente ao mês de Setembro de 2023, os índices subjacente e volátil na exportação aumentaram 32,0% e 6,3%, respectivamente.

No que se refere ao Índices de Termos de Troca (ITT), no mês de Setembro, os resultados divulgados pelo o INE revelaram que o ITT situou-se em 103,0, registando-se uma diminuição de 0,4%, comparativamente ao mês anterior. Em termos homólogos, o ITT fixou-se em 24,5%.

Autoria:Edisângela Tavares,22 out 2024 10:13

Editado porAndre Amaral  em  22 out 2024 15:15