O evento enquadra-se no âmbito da participação de Cabo Verde na Web Summit 2025, que arrancou na segunda-feira à noite e decorre até quinta-feira, 13, na capital portuguesa.
“Todos os países que participam na Web Summit fazem um evento à parte e Cabo Verde como é um país que quer ter uma relevância no mundo digital decidiu criar o seu evento. Este evento que já acontece há alguns anos, é para conectar com a nossa diáspora e com os amigos de Cabo Verde, para mostramos o melhor que estamos a fazer do nosso ecossistema”, afirmou o secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes.
O governante realçou que Cabo Verde participa na Web Summit 2025 com a “maior delegação de sempre”, com quase 100 jovens residentes em Cabo Verde e na Diáspora e 25 ‘startups’, por entender que Cabo Verde é “um povo e uma Nação”.
Acrescentou que com a tecnologia há possibilidades de as pessoas trabalharem em diferentes partes do mundo.
O evento “SikaBaDu Summit”, segundo ele, vai servir para Cabo Verde mostrar que tem capacidade para organizar um evento com qualidade e mostrar o melhor que tem, neste particular no digital.
“Nós queremos atrair a nossa diáspora de volta para Cabo Verde, e também queremos que os jovens que estão lá [em Cabo Verde] conectam com os que estão aqui [na diáspora]. Esta é uma oportunidade única e importante de nós mostrarmos o que estamos a fazer e conectar jovens cabo-verdianos na diáspora e jovens cabo-verdianos que estão em Cabo Verde”, concluiu.
Cabo Verde está na conferência tecnológica com o seu “stand” no pavilhão quatro, onde hoje foi realizado vários workshops, apresentação dos ‘startups’, actuação de batucadeiras e assinatura de protocolo entre a Pró-Empresa e Cabo Verde Arlines (CVA).
O referido protoloco, segundo as duas empresas públicas de Cabo Verde, visa levar a inovação para a aviação civil, através dos ‘startups’ dos jovens cabo-verdianos dentro e fora do país.
Em 2024, a Web Summit que decorreu de 11 a 14 de Novembro, registou um recorde de 71.528 participantes de 153 países.
De acordo com os dados divulgados pela organização, “1.857 investidores de 86 países participarão na Web Summit 2025, um aumento de 74% face aos 1.066 do ano passado.
A Web Summit é um evento tecnológico que nasceu em 2010, na Irlanda, e passou a realizar-se na zona do Parque das Nações, em Lisboa, desde 2016 e vai manter-se na capital portuguesa até 2028.
homepage






