Numa nota enviada, o Ministério do Turismo e Transportes indica que este ano o arquipélago contará com 20 participantes, dos quais 19 são coexpositores, divididos entre unidades hoteleiras, agências de viagens e instituições públicas.
A mesma fonte referiu que um dos pontos altos da participação de Cabo Verde na feira será a participação de uma delegação da Federação Cabo-verdiana de Futebol, incluindo elementos da equipa técnica e jogadores, no dia 23 de Janeiro para promover a participação da selecção de futebol no Mundial 2026, em que o arquipélago terá como um dos adversários a selecção de Espanha.
O Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), que coordena a representação dos participantes nacionais no stand situado no Pavilhão 6 do Centro de Exposições IFEMA, conta com uma equipa liderada pelo Presidente do Conselho Directivo, Jair Fernandes, pela Administradora Executiva, Vânia Rodrigues, e pelo Diretor de Marketing e Promoção Turística, Hélder Cardoso.
A comitiva integra ainda os técnicos da instituição Carla Évora e Tiago Nascimento, acompanhados pela técnica da Direção-Geral da Economia Aérea, Gilda Andrade.
A FITUR 2026 decorre até ao dia 25 deste mês e tem o México como país parceiro oficial.
Entre os dias 24 e 25, haverá actividades culturais, como música ao vivo e degustações de produtos da gastronomia cabo-verdiana. “Com esta participação, pretende-se posicionar o país como um destino turístico competitivo, seguro e sustentável, conferindo maior visibilidade aos produtos turísticos nacionais, expandindo os negócios no mercado internacional e promovendo oportunidades de investimento”.
Durante a feira, o ITCV tem agendadas cerca de duas dezenas de reuniões de trabalho e encontros com instituições e profissionais ligados aos setores do turismo, transportes, comunicação e marketing, entre outros.
O ITCV acredita que o evento será uma excelente ocasião para o processo de apresentação e consolidação da nova marca turística de Cabo Verde e uma oportunidade para estabelecer novos contactos e parcerias institucionais público-privadas, de modo a consolidar os mercados emissores tradicionais e atrair novos investimentos e visitantes.
homepage








