Hoje é dia de Expresso das Ilhas. Destaques da edição 835

PorExpresso das Ilhas,29 nov 2017 0:14

2

Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista ao antigo Presidente da República Pedro Pires, a propósito da descida de Cabo Verde no índice Mo Ibrahim: Devemos ter em conta que os outros países podem fazer melhor do que nós. A publicação a semana passada do relatório do Índice Ibrahim de Governação Africana 2017 no qual Cabo Verde cai para a quarta posição deu mote a esta conversa com o ex-Chefe de Estado. O Prémio Ibrahim para a Excelência na Liderança Africana de 2011 tece considerações sobre os indicadores em que Cabo Verde desacelerou nos últimos cinco anos, apelando à humildade e realismo na interpretação desses dados. “O fundamental é que os líderes do país olhem para os números e tirem as suas conclusões”, recomendou. Relativamente ao mau ano agrícola que este ano nos bateu à porta, Pedro Pires alertou que temos de nos adaptar melhor à nossa condição de país onde a água é um bem raro.

 

Também neste número, Robert Blau, vice-presidente do MCC: “Os compactos tiveram efeitos positivos”. Doze anos, 176 milhões de dólares e dois compactos depois, o Millennium Challenge Corporation (MCC) fecha as portas em Cabo Verde. Concluído o segundo compacto, a agência norte-americana de desenvolvimento termina a sua missão no arquipélago mas sai satisfeita com os resultados alcançados. Em entrevista conjunta e exclusiva ao Expresso das Ilhas e Rádio Morabeza, Robert Blau, vice-presidente do MCC, destaca os ganhos e as lições aprendidas.

 

A sessão na Assembleia Nacional, é outro dos destaques: Orçamento aprovado na generalidade. O Orçamento do Estado para 2018 foi apresentado, discutido e votado favoravelmente na generalidade na Assembleia Nacional. Para governo e MpD é um documento que aposta na dinamização do sector privado, na criação de emprego e que promete desenvolver Cabo Verde. O PAICV defende que é um Orçamento de promessas adiadas e a UCID acusa o governo de não olhar “de uma forma clara e objectiva para os grandes problemas dos cabo-verdianos”.

 

Ainda a reportagem: Undi sta Edvanea? No dia 14 de Novembro, Edvanea Gonçalves desapareceu sem deixar rasto. O desaparecimento tocou os cabo-verdianos e dezenas de cartazes com a foto da menina encheram a cidade da Praia e espalharam-se pelas redes sociais. O caso mobilizou ainda centenas de pessoas que se juntaram, na passada sexta-feira, manifestando a sua solidariedade e exigindo resposta das autoridades. O Expresso das Ilhas foi falar com a família, que tenta passar os dias entre a tristeza da ausência e a esperança do reencontro. A pergunta na cabeça de todos é mesma: onde está Edvanea?

 

Na cultura, Élida Almeida. Ainda o lado doce e amargo da vida. Três anos depois do primeiro CD e de tornar-se a nova estrela da toda poderosa Harmonia, a produtora que levou Cesária Évora aos quatro cantos do mundo, Élida Almeida apresenta esta sexta-feira (dia 01) no Auditório Nacional o seu novo álbum, “Kebrada”.

 

No interior, a opinião de Eurídice Monteiro, Líbia, Oswaldo & Luna; e de César Monteiro, Daniel Rendall: um compositor que cantou Cabral.

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,29 nov 2017 0:14

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  29 nov 2017 9:36

2

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.