Edição 1112

PorExpresso das Ilhas,22 mar 2023 0:02

Nesta edição do Expresso das Ilhas dedicamos a manchete à reportagem sobre a comunidade muçulmana em Cabo Verde.

Latifa e Larissa são duas cabo-verdianas que se converteram ao Islão. Foi uma decisão, garantem ambas, que tomaram por si só e da qual não se arrependem. Depois da conversão, outra escolha própria, foi usar o véu islâmico que agora exibem com orgulho. Com o Ramadão quase, quase a começar (inicia-se esta noite), ouvimos a sua história, os caminhos e os motivos que as levaram a Alá. Hoje dizem-se mais próximas de Deus, mais seguras e protegidas…

São uma minoria, num país de matriz cristã. Um país onde, no entanto, estão bem integrados, e onde tentam desfazer preconceitos causados por acções que “nada têm a ver com os ensinamentos do Islão”, como o uso de violência e negação dos direitos das mulheres. Costumes e religião são duas coisas diferentes, observa o Imã Ibraima Seidi, que fala também das dificuldades e constrangimentos porque atravessa a comunidade muçulmana em Cabo Verde, nomeadamente a falta de organização e ausência de uma verdadeira Mesquita Central.

Também em destaque está a entrevista com Filipe Vaz, CEO da Tema central.

Esta é a semana da Leadership Summit Cabo Verde, a primeira fora de Portugal, onde se realiza há sete anos, um evento que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança. A Leadership Summit Cabo Verde tem como tema Nova Liderança Digital e reúne oradores nacionais e internacionais para debaterem as questões relacionadas com os desafios que se colocam aos líderes e empreendedores perante a transformação digital. O ponto alto é nesta quinta-feira, na Assembleia Nacional, mas na sexta há ainda masterclasses na UNI-CV e uma tertúlia, ao final da tarde, na livraria Nhô Eugénio. Filipe Vaz, CEO da Tema central, empresa de comunicação por trás do Leadership Summit Portugal, e agora também da Leadership Summit Cabo Verde, juntamente com a empresa cabo-verdiana The Office, falou com o Expresso das Ilhas sobre liderança e sobre a Leadership Summit.

Na primeira página damos igualmente destaque à Reunião das Forças Marítimas Africanas (AMFS) no Sal.

Os desafios que os países africanos enfrentam no combate às ameaças à segurança marítima nas águas do continente e como podem os estados Unidos apoiar melhor esse esforço, são alguns dos temas do encontro que decorre até esta quarta, no Sal. Secretário da Marinha norte-americana garante que juntos todos são mais fortes. Primeiro-Ministro de Cabo Verde defende compromissos estratégicos.

Falamos também sobre saúde, mais especificamente sobre a situação do Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, onde em cada 10 pacientes atendidos 8 não são considerados doentes urgentes. PCA do Baptista de Sousa e director da Central de Consultas analisam desafios do hospital e explicam mudanças implementadas.

Outro tema que merece destaque na edição desta semana do Expresso das Ilhas é o dos desafios que a burocracia e a inflação colocam aos jovens empresários.

De um lado, a inflação. Do outro, o consumidor sem dinheiro. Aflito entre eles, o pequeno empresário. A Associação dos Jovens Empresários de Cabo Verde (AJEC) e a Associação Jovem Empreendedor de Cabo Verde (JovEmCV) apontam a dificuldade no acesso ao financiamento devido à burocracia como um dos maiores desafios para os empreendedores, mas também querem que as políticas de apoio anunciadas pelo Governo sejam postas em prática.

A ler igualmente os artigos de opinião de Olavo Freire ‘O Estado Constitucional, a separação de poderes e os delírios de Germano Almeida’, de José Gonçalves com ‘Brava cada vez mais longe de Cabo Verde’ e de Helena Semedo com ‘O mundo está numa crise de água. A agricultura pode liderar o caminho para se sair dela’

Autoria:Expresso das Ilhas,22 mar 2023 0:02

Editado porAndre Amaral  em  22 mar 2023 15:58