Um computador é constituído por conjunto de peças interligadas e cada uma com a uma função específica. Estas peças podem ser tanto físicas como lógicas ou seja podem ser componentes de hardware ou componentes de software.
Uma destas peças é o software responsável pelo processamento ou comando das funções básicas do computador, como por exemplo a data e hora do sistema, quais as características da memória RAM ligada ao computador e qual o seu estado, etc.
Esta é a função da BIOS ou Basic Input/Output System (sistema básico de entrada e saída).
Este é um pequeno programa que se encontra armazenado na memória ROM (Read Only Memory, ou Memória só de leitura) e é tem como responsabilidade fornecer informações do estado e configurações dos componentes e/ou periféricos ligados ao computador na sua fase de arranque.
As informações de configuração são armazenadas em um local chamado CMOS e a integridade da informação é assegurada por uma bateria que impede que estas se percam ao desligarmos o computador.
Na ocorrência de algum problema com um componente em um computador, a BIOS esta programada de forma a emitir algum tipo de sinal sonoro ou luminoso (por intermédio dos LEDs do computador) que representam um código que indica ao utilizador que erro ocorreu.
A BIOS esta actualmente sendo substituído pela UEFI (Unified Extensible Interface) que oferece algumas funcionalidades adicionais como a possibilidade de criação de partições de disco maiores que 2 GB, ou de oferecer uma interface de configuração mais intuitiva, entre outras..
homepage







