Wake-On-Lan (WOL), é um padrão de rede Ethernet que permite que um computador possa ser ligado ou despertado por intermédio de uma mensagem de rede.
A mensagem pode ser enviada por um programa em execução em outro dispositivo na mesma rede local do computador de destino. Contudo é possível realizar o processo por intermédio da internet recorrendo ao hardware e as configurações certas. É possível realizar este processo em um dispositivo conectado a uma rede sem fios desde que este possua hardware e software com suporte para o padrão denominado Wake On Wireless LAN (WOWLAN).
Como funciona?
Todos os dispositivos conectados a uma rede (Cabeada ou Wireless) possuem um número de identificação único incorporado na NIC (Network Interface Card ou Cartão de interface de rede, dispositivo utilizado pelo computador para comunicação em rede) denominado endereço físico ou endereço MAC. Este mesmo endereço permite que se possa identificar de forma precisa um determinado dispositivo na rede.
Os equipamentos conectados a uma rede comunicam-se por intermédio de pacotes de dados enviados entre si. O padrão WOL utiliza um pacote de rede denominado magic packet que contem o endereço MAC do dispositivo a despertar. O magic packet é enviado para todos os computadores na rede até encontrar o dispositivo pretendido.
Para que o processo funcione a NIC do computador de destino deve estar em um estado de alerta enquanto o computador estiver desligado. Isto pode ser configurado na BIOS do computador. É importante realçar que o computador neste estado de alerta consome um pouco mais de energia que um computador totalmente desligado. Pelo que caso queira reduzir o consumo energético pode desligar o WOL quando este não esta sendo utilizado.
Ao receber o magic packet a NIC envia um sinal a motherboard que ligara o computador como se alguém tivesse premido o botão de ligar.