Detectado novo ciberataque global

PorLourdes Fortes,28 jun 2017 17:39

Foi detectado esta terça-feira mais um ciberataque global. O novo ataque é tecnicamente baseado no mesmo tipo de vulnerabilidade do recente ataque de Maio.

 

A informação é confirmada por Nuno Mendes, CEO da WhiteHat, empresa portuguesa especializada em soluções de cibersegurança e representante da marca de anti-virus ESET. Segundo este responsável, os ataques são destinados a todos os endereços de e-mail.

“São ataques que visam qualquer utilizador. Obviamente que se verificam ataques cada vez mais direccionados a sectores empresariais ou administração pública, governos, organismos estatais, mas é um pouco transversal”, afirma.

Nuno Mendes recomenda a adopção dos mecanismos disponíveis de protecção e de boas práticas para prevenir infecções do computador 

“Actualização dos sistemas operativos, aplicações e também uma boa consciência de utilização por parte dos utilizadores, em termos  de abertura de anexos, leitura de e-mails de origem suspeita, visitar sites suspeitos e por aí fora", aponta.

"Na eventualidade de haver uma infecção de ransomware, realmente, a única solução passa por ter um sistema de backup [copia de segurança] que esteja a funcionar e que permita recuperar toda a informação perdida”, assinala. 

O pagamento do regaste não produz qualquer efeito.

“O operador da conta que os cibercriminosos estavam a utilizar, um operador alemão, suspendeu a conta de e-mail. Portanto, qualquer vitima de ataque está impedida de fazer qualquer troca de comunicação com o cibercriminoso”, explica o CEO da WhiteHat.

Uma empresa de software de contabilidade ucraniana, denominada M.E.Doc foi o ponto de partida deste novo ciberataque. A partir deste ponto inicial, vários utilizadores executaram uma actualização infectada, a qual permitiu aos atacantes lançarem o vírus que rapidamente se espalhou pela Ucrânia e que já atingiu empresas e instituições de outros países, nomeadamente, Itália, Israel, Sérvia, Roménia, EUA, Lituânia e Hungria..

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes,28 jun 2017 17:39

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  29 jun 2017 9:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.