O novo iPhone X tem mais ecrã, menos botões e reconhece o dono

PorExpresso das Ilhas,19 set 2017 6:00

Apple apresentou três novos modelos. O topo de gama deixou de ter botão e vai custar 1179 euros.

Com o iPhone a fazer dez anos e as vendas a estagnar, a Apple estava pressionada para mostrar inovações e convencer os consumidores que já têm smartphones no bolso a trocaram de aparelho. O iPhone X – o novo topo de gama e um dos três modelos apresentados esta terça-feira – tem um ecrã que ocupa quase toda a parte frontal do aparelho e deixou de ter o botão central, que é substituído por uma nova interface de gestos e por tecnologia de reconhecimento facial para identificar o dono do telemóvel.

A ausência de um botão significa que os utilizadores terão agora de usar gestos para funcionalidades como visualizar todas as aplicações abertas ou regressar ao ecrã principal. Já desbloquear o telemóvel, ou autorizar pagamentos, poderá ser feito com o sistema de reconhecimento facial: basta olhar para o aparelho para que o utilizador seja identificado, graças às câmaras e sensores que estão na parte superior do telemóvel. Entre estes está uma câmara de infravermelhos, que permite reconhecer caras mesmo no escuro.

A tecnologia chama-se Face Id e faz com que o telemóvel crie uma espécie de mapa do rosto com milhares de pontos. Segundo a Apple, isto permite que o iPhone identifique a cara do utilizador, mesmo quando há mudanças de visual, como um novo corte de cabelo. A empresa também garante que é quase impossível que uma pessoa consiga ludibriar o sistema e desbloquear um telemóvel alheio, embora tenha ressalvado que esta possibilidade aumenta quando se trata de pessoas com traços semelhantes, como irmãos gémeos.

Já o novo ecrã, a que a Apple chamou “super retina” e que aumenta o número de pixels por polegada, segue a tendência de alguns concorrentes (incluindo da rival Samsung) de se prolongar até ao limite da estrutura do aparelho.

O iPhone X custará 1179 euros em Portugal e é o mais caro de sempre (custa mais do que os portáteis mais baratos da marca). O preço dos iPhone 8 começará nos 829 euros. Como habitual, a empresa segue a estratégia de manter os modelos mais antigos no mercado, a preços mais baixos. O 8 poderá ser encomendado a partir de 15 de Setembro e o X a partir de 27 de Outubro.

 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 824 de 13 de Setembro de 2017. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,19 set 2017 6:00

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 dez 1969 23:00

pub.

Rotating GIF Banner

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.