LG desenvolve televisor com 65 polegadas e que se enrola como um poster

PorExpresso das Ilhas,16 jan 2018 6:22

​Há dois anos, o protótipo era do tamanho de um jornal. O objectivo é criar um modelo portátil e conveniente.

Durante a CES 2018 – a Consumer Electronics Show, uma das maiores feiras de produtos tecnológicos no mundo – a empresa vai estar a demonstrar o seu novo modelo flexível. Desdobrado, o novo televisor tem 65 polegadas, mais de um metro e meio de largura e vem com tecnologia de ultra-alta definição (4K). São mais de oito milhões de pixéis para criar imagens com mais nitidez.

O objectivo é criar um modelo portátil e conveniente. “Pode ser enrolado e escondido quando não está a ser utilizado, o que quer dizer que é mais fácil de transportar, e permite poupar espaço”, lê-se num comunicado da LG, citado pelo online publico.pt.

Há anos que empresas de tecnologia como a Samsung, a Philips e a LG têm experimentado modelos de televisores que se dobram e enrolam para ocupar menos espaço. Foi em 2005, durante a feira de tecnologia IFA, em Berlim, que a Philips mostrou um protótipo de um pequeno televisor de cinco polegadas capaz de se abrir como um rolo de pergaminho.

A televisão de enrolar da LG depende de tecnologia OLED. A maior vantagem deste tipo de ecrãs é que são compostos por moléculas orgânicas que geram luz e, por isso, não precisam de luz traseira. Basta uma corrente eléctrica. É uma diferença fundamental face aos ecrãs normais de cristal líquido que têm que ser iluminados por meios externos (a corrente eléctrica apenas altera o seu estado de transparente para opaco). Apesar de a tecnologia OLED ser mais cara, possibilita a criação de produtos mais finos e leves.

Para já, o televisor de enrolar da LG é apenas um protótipo. Além do tamanho e objectivo, não se conhece o possível preço, pormenores ou data de lançamento. É provável que a empresa sul-coreana revele alguns pormenores durante a CES, que começou esta terça-feira (embora já haja novidades na segunda) e dura até dia 12 de Janeiro.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 841 de 10 de Janeiro de 2017. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,16 jan 2018 6:22

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  16 jan 2018 6:23

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.