Tem mais de 23 milhões de dígitos e é o maior número primo descoberto até agora

PorExpresso das Ilhas,15 jan 2018 6:22

​Dizem que se o escrevêssemos de uma assentada ele ocuparia o mesmo espaço de duas edições da obra Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust. É o 50º número primo de Mersenne e a descoberta foi feita por um engenheiro dos EUA.

Foi anunciada sexta-feira última a descoberta de um número primo que que será o maior encontrado até hoje, com 23.249.425 algarismos. Chama-se M77232917 e é o 50.º número primo do tipo de Mersenne.

Os números primos são divisíveis apenas por um e por si próprios. Assim, 2, 3, 5, 7, 11, e por aí fora, são números primos. Por exemplo, 10 não é um número primo, porque é também divisível por 2 e 5. Um número primo de Mersenne é uma forma rara de número primo: tem a forma de 2 elevado a P menos 1, em que P é um número primo. Assim, os primeiros números primos de Mersenne são 3, 7, 31, 127, 8191, e por aí fora. O nome da fórmula vem do monge francês Marin Mersenne, que estudou estes números no século XVII. Até agora, existiam 49 destes números raros identificados. Jonathan Pace, um engenheiro electrotécnico de 51 anos, do Tennessee, nos EUA, encontrou o 50.º número primo do tipo de Mersenne.

Por incrível que pareça, há pessoas que são “caçadores” de números primos, escreve o online publico.pt. Jonathan Pace é um deles e já se dedica a esta “causa” há 14 anos. É voluntário no projecto Great Internet Mersenne Prime Search (GIMPS), criado em 1996 e que junta milhares de voluntários em todo o mundo. Qualquer pessoa pode participar.

Segundo a mesma fonte, o engenheiro terá criado um software específico no seu computador pessoal e conseguiu os cálculos necessários para chegar ao 50.º número primo de Mersenne.

Para a maioria das pessoas, o resultado desta aventura são milhões de algarismos juntos. Para uma grande parte dos matemáticos, é algo admirável. O resultado foi obtido calculando 2 elevado a 77.232.917 menos 1. E o produto desta simples “conta” é, reforçamos, um número com mais de 23 milhões de algarismos, que se o escrevêssemos num papel ocuparia o mesmo espaço de duas edições da obra Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust, ou o equivalente a 118 quilómetros com dois dígitos por centímetro.

O cálculo já terá sido verificado e confirmado por outras pessoas que usaram diferentes softwares e hardwares. Jonathan Pace poderá receber um prémio no valor de três mil dólares (2490 euros).


Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 841 de 10 de Janeiro de 2017. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,15 jan 2018 6:22

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  15 jan 2018 6:23

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.