"Contaminação generalizada" nas garrafas de água de marcas conhecidas

PorExpresso das Ilhas,16 mar 2018 10:39

Água
Água

A água engarrafada de grandes marcas mundiais está contaminada com partículas de plástico, provavelmente libertadas durante o processo da embalagem, segundo um estudo divulgado esta quarta-feira.

A "contaminação generalizada" com o plástico foi encontrada num estudo, liderada pela investigadora Sherri Mason, da Universidade Estadual de Nova York em Fredonia, no qual foram analisadas mais de 250 garrafas de nove países: Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Quénia, Líbano, México e Tailândia.

Essa análise identificou plástico em 93% amostras, e em marcas internacionalmente conhecidas como Aqua, Aquafina, Dasani, Evian, Nestle Pure Life e San Pellegrino. Outras marcas menos conhecidas como a Bisleri, Epura, Gerolsteiner, Minalba e Wahaha também estavam contaminadas.

"Creio que isso resulta do processo de engarrafamento. A maior parte do plástico provem da própria garrafa, da tampa, do processo industrial de engarrafamento", disse Sherri Mason, citada pela AFP.

Mais concretamente, detectou-se a presença de polipropileno, nylon e politereftalato de etileno, cujos efeitos na saúde são pouco conhecidos.

Contudo, conforme alertou a investigadora, em conferência sabe-se que "há uma relação com certos tipos de cancro, a diminuição da quantidade de espermatozoides ou a incidência de certas doenças, como o autismo ou défice de atenção".

A concentração de partículas variou de "zero a cerca de mais de 10 mil partículas de plástico em uma única garrafa", disse o relatório.

Em outro estudo também publicado na plataforma Orb Media tinha-se demonstrado que também há partículas de plástico na água da rede pública, mas não tanto.

"A água da torneira, globalmente, é mais segura do que a água engarrafada", considerou Sherri Mason à AFP.

Estas pesquisas relançam o tema sobre o uso de plástico, sendo que os movimento contra este material, cujo impacto a nível ambiental e de saúde é elevado, têm vindo a intensificar-se. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,16 mar 2018 10:39

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  16 mar 2018 10:39

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.