​Apple volta-se para a realidade aumentada na nova versão do iOS

PorExpresso das Ilhas,11 jun 2018 7:19

Cerca de 6.000 programado­res de 77 nacionalidades, de um total de 20 milhões registados no universo da Apple, aclamaram a novidades da empresa da maçã em San José (Califórnia), onde foi apresentado na última segunda-feira o iOS 12, novo sistema operacio­nal da companhia.

O chefe-exe­cutivo Tim Cook salientou a ne­cessidade de aprender a escrever programas de informática: “Que­remos criar uma nova geração de programadores com pensamento crítico, com capacidade criativa. Colocar o consumidor no cen­tro de tudo é a nossa prioridade. Queremos oferecer uma melhor experiência”, afirmou, citado pelo El País/Brasil.

O iOS, sistema operacional do iPhone e iPad, foi a prioridade. Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software, re­velou os principais pontos da versão, que chegará junto com o novo iPhone, no segundo se­mestre. O iOS 12 quer romper alguns mitos. Primeiro, que os telemóveis ficam lentos com as atualizações.

Realidade aumentada

A Pixar, empresa que Steve Jobs criou antes de voltar para a Apple, lançou um formato dedi­cado à realidade aumentada. Um grande incentivo para os planos da Apple. “Queremos que as em­presas possam se somar a esta forma de narrar”, disse Federighi, citado pela mesma fonte.

A Apple está fascinada pelas possibilidades de misturar reali­dade e superposição de objectos e animações através do ecrã. A Lego foi uma das primeiras a aderir a essa promissora fórmula narrativa. Seus bonecos e cons­truções se sobrepõem no ecrã e permitem jogar com amigos num espaço virtual compartilhado via Internet.

A onda de inteligência artificial também se soma para fazer algo que o Google desenvolveu com acerto na busca de fotos. A Apple permite procurar por conceitos, lugares ou melhores momentos. Além disso, a Siri, primeira assis­tente, quer se actualizar para ser mais prática e inteligente. Coisas como pedir um café no bar de confiança antes de chegar, recor­dar o aniversário da avó e avisar que o tempo está ruim para sur­far. Estas sugestões se adaptarão às rotinas de cada usuário.

O News, aplicativo de notícias da Apple, até agora “personali­zada e com fontes verificadas, escolhidas por nossos editores”, como gosta de salientar a em­presa, inclui na nova versão in­formações das Bolsas em tempo real e também de fechamento de mercado.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

ios 12 apple

Autoria:Expresso das Ilhas,11 jun 2018 7:19

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  11 jun 2018 7:19

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.