Um planeta “em chamas”. NASA mostra como o fumo e as areias no ar afetam a Terra

PorExpresso das Ilhas,11 set 2018 6:41

​Aerossóis, naturais e artificiais, estão presentes nos oceanos, montanhas, desertos e ecossistemas. Satélites da NASA oferecem visão diferente, às cores, sobre como eles estão espalhados pela Terra.

Através do modelo Goddard Earth Observing Forward Processing, a NASA mostra como os aerossóis pairam na atmosfera, usando cores. O resultado é um impressionante mapa do nosso planeta que parece estar em chamas.

Na imagem produzida com a data de 23 de Agosto a cor azul representa os aerossóis da água salgada. A vermelha, as partículas de carbono preto produzidas, por exemplo, por incêndios, emissões de fábricas e de veículos.O roxo representa partículas de poeiras. Assim, estão representados os efeitos dos incêndios que devastaram da Califórnia na América do Norte, dos três ciclones que passaram no Pacífico ou das poeiras que pairaram sobre África ou sobre a Ásia.

Existem dois tipos de aerossóis, os naturais e os artificiais, podendo essas partículas ser encontradas dos pesticidas aos fenómenos naturais. A produção dos artificiais tem aumentado com o passar dos anos com impacto no ambiente e na saúde humana.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 875 de 5 de Setembro de 2018.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

NASA

Autoria:Expresso das Ilhas,11 set 2018 6:41

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  11 set 2018 6:41

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.