Norte-americano e japonês vencem Nobel da Medicina por estudos sobre o cancro

PorExpresso das Ilhas, Lusa,1 out 2018 11:49

O americano Allison e o japonês Honjo
O americano Allison e o japonês Honjo

​O norte-americano James P. Allison e o japonês Tasuku Honjo foram hoje distinguidos com o Nobel da Medicina pelos seus estudos sobre o cancro, anunciou hoje o Instituto Karolinska de Estocolmo.

Os estudos do norte-americano e do japonês mostraram como diferentes estratégias de actuação sobre o sistema imunitário podem ser usadas no tratamento do cancro. “As suas descobertas são um marco na luta contra o cancro”, pode ler-se na página oficial dos prémios Nobel.

De acordo com o Comité, as descobertas de James P. Allison e Tasuku Honjo revolucionaram o tratamento do cancro. O trabalho dos dois investigadores vai no sentido de aproveitar a capacidade do sistema imunitário de atacar as células com cancro libertando “os travões das células imunitárias”. Quando retirados, libertam células que atacam o tumor.

A terapia de checkpoint imunitário já contribuiu para progressos nos tratamentos de cancro avançado.

A teoria de que o sistema imunitário pode ser utilizado para atacar as células cancerígenas é explorada desde o início do século XIX. James P. Allison e Tasujo Honjo desenvolveram terapêuticas diferentes a partir deste mesmo conceito.

O futuro passa por descobrir métodos de reduzir os efeitos secundários e melhorar a sua eficácia.

Tratamentos reconhecidos com o Prémio Nobel vão desde a quimioterapia ao transplante de medula. As taxas de remissão são elevadas quando a doença é detectada no início, mas existem ainda poucas terapias para o cancro avançado.

A Assembleia dos prémios Nobel considera esta descoberta “um marco na luta contra o cancro”, que vem melhorar as perspectivas para o futuro.

O prémio Nobel da Medicina é o primeiro destes galardões a ser anunciado, seguindo-se, nos próximos dias, os da Física, Química, da Paz e da Economia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,1 out 2018 11:49

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  2 out 2018 7:42

pub.
pub
pub.

Rotating GIF Banner

pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.