O iPad deixou cair a ficha. Conheça uma das novidades da Apple

PorExpresso das Ilhas,5 nov 2018 6:48

​A Apple apresentou esta terça-feira novos iPad, MacBook Air e Mac mini. Uma das novidades técnicas do iPad Pro pode ser mais que apenas um detalhe.

A Apple apresentou esta terça-feira, na Brooklyn Academy of Music em Nova Iorque (EUA), uma nova gama de produtos, a tempo de chegar como, é habitual,às lojas antes do Natal. Os rumores já haviam deixado algumas pistas sobre o que foi dado ontem a conhecer, com destaque para algo que é mais do que um detalhe: os novos iPad abandonam a ficha Lightning conhecida do iPhone, para passar a utilizar o novostandard da indústria: o USB-C.

O mercado dos tablets continua em queda, mas os iPad continuam a ser os mais vendidos, com a Apple a procurar encontrar soluções para justificar o modelo, tornando-o num aparelho virado para a produtividade. E com sucesso, já que o iPad (bem como outros tablets de outras marcas) é capaz de substituir o computador na maioria das actividades do dia-a-dia.

O novo iPad Pro perdeu o botão Home e adoptou a tecnologia de reconhecimento fácil (Face ID) introduzida no iPhone X, no ano passado. Sem o botão o iPad ganha mais espaço para o novo ecrã Retina, agora com 11 e 12.9 polegadas. O iPad Pro importa do iPhone Xs o chip A12 Bionic, um dos processadores mais potentes do mercado para esta categoria de produtos.

Mas talvez um dos detalhes mais relevantes é a adopção do USB-C nos novos iPad Pro. Esta ficha permite a ligação do tablet a periféricos de alta performance (tais como monitores 5K) e, tirando proveito da capacidade da bateria, permite utilizar o iPad como fonte de energia para carregar o iPhone. A mudança da ficha Lightning, propriedade da Apple, para o protocolo USB-C, o novostandard da indústria, está em sintonia com a intenção da União Europeia de unificar os sistemas de carregamento dos telemóveis. Não terá sido esse o argumento da mudança, mas fica no ar a adopção desta tecnologia no iPhone de 2019.

Mais novidades: o adaptador de carga é de 18W, ao contrário do anterior, que tinha 12W, o que permite um carregamento mais rápido; e a caneta digital que acompanha o iPad Pro, o Apple Pencil, tem agora carregamento sem fios.

Os novos iPad Pro estarão disponíveis em Portugal na próxima semana, com preços a partir dos 909 euros na versão de 11 polegadas e 1129 euros na versão de 12.9 polegadas.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 883 de 31 de Outubro de 2018.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

iPad Apple

Autoria:Expresso das Ilhas,5 nov 2018 6:48

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 nov 2018 6:48

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.