Investigadores inventam novo método de 'ver' galáxias

PorExpresso das Ilhas, Lusa,26 dez 2018 7:24

Uma equipa de investigadores chilenos criou uma forma de ver conjuntos de galáxias que até agora passaram despercebidos.

Um algoritmo de computador desenvolvido por uma equipa de astrónomos e engenheiros informáticos permitiu descobrir “enxames” de galáxias menos brilhantes e mais afastadas entre si.

Os enxames de galáxias são aglomerações de matéria escura, diferente da matéria constituída por átomos, e a sua presença só se consegue detectar pelo efeito gravitacional que provoca.

“Descobrimos enxames com galáxias menos brilhantes, mais distantes entre si, cujo aspecto é semelhante às regiões habituais do céu e que por isso passaram despercebidas durante tanto tempo”, afirmou à agência Efe o astrofísico Luis Campusano, líder da equipa e investigador no Centro de Excelência em Astrofísica e Tecnologias Afins.

O estudo foi publicado na sexta-feira na revista científica The Astrophysical Journal e através da investigação descobriram-se enxames numa base de dados com 200.000 galáxias, usando apenas um método geométrico. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,26 dez 2018 7:24

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  26 dez 2018 7:24

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.