Medicamentos transformam células cancerosas em gordura para travar metástase

PorExpresso das Ilhas,22 jan 2019 6:29

​Pesquisadores demonstram em ratos estratégia que impede tumores de se expandir a outros órgãos.

Um estudo publicado esta segunda-feira demonstrou que a combinação de dois fármacos– o antitumoral Trametinib e o antidiabético Rosiglitazone– transforma as células docâncer de mamaem gordura inofensiva no organismo de ratos que receberam enxertos de tumores de mama com metástase de pacientes humanos. O trabalho lidou com tumores triplo negativo, o tipo mais agressivo de câncer de mama, que não responde a tratamentos baseados em receptores hormonais.

A chave do estudo foi atacar o câncer num momento em que as células do tumor fazem a chamada transição epitélio-mesenquimal. Essa metamorfose é fundamental para o desenvolvimento de um embrião e para a formação dos diferentes órgãos e tecidos de um organismo saudável. Também desempenha um papel na proliferação tumoral, pois ajuda que células tumorais epiteliais que estão fixadas a um tecido se transformem em mesenquimais, o que lhes permite separar e se deslocar pela corrente sanguínea. Dentro dos tumores de mama, são estas as células encarregadas de disseminar o câncer a outros órgãos.

O estudo, publicado na revistaCancer Cell, mostra como a combinação dos dois fármacos travar a proliferação do tumor de mama original e também a metástase. Segundo o trabalho, isto se deve a que os fármacos interferem na transição, transformando células cancerosas em adipócitos (gordura).

“Trata-se de resultados muito preliminares, mas são importantes porque representam uma nova via terapêutica inovadora”, opina Miguel Ángel Quintela, director da unidade de câncer de mama do Centro Nacional de Pesquisas Oncológicas (CNIO) da Espanha, citado pelo El País. “O lógico é continuar investigando. Há uma boa base para levá-lo a humanos, porque são necessários apenas dois fármacos já aprovados para outros usos, ambos com baixa toxicidade”, ressalta Quintela, citado pela mesma fonte.


Texto originalmente publicado na edição impressa do expresso das ilhas nº 894 de16 de Janeiro de 2019.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,22 jan 2019 6:29

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  22 jan 2019 6:29

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.