Investigadores encontraram forma de converter pensamentos em discurso

PorExpresso das Ilhas,2 mai 2019 8:47

A investigação ainda prosseguirá com vista a melhorar o sistema existente.

Um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia diz ter criado um sistema que permite converter com sucesso ondas cerebrais em discurso oral, posicionando-se como uma potencial solução para quem sofre de algum tipo de paralisia ou que, por outros motivos não consiga falar.

“Este estudo demonstrou pela primeira vez que conseguimos gerar frases faladas com base na actividade cerebral. É uma prova de princípio entusiasmante que com tecnologia que já está ao nosso alcance, devemos conseguir construir um dispositivo que é clinicamente viável em pacientes que tenham perdido o discurso”, afirmou o principal autor do estudo, Edward Chang, de acordo com o CNet.

Na sua forma actual, o sistema criado pela equipa de investigadores ainda não está próxima de conseguir oferecer a capacidade de manter um discurso fluído e natural de uma conversa comum. Porém, os responsáveis estão entusiasmados com as perspectivas futuras. “Estamos com esperança que um dia as pessoas com deficiências de discurso sejam capazes de aprender a falar novamente com recurso a este trato vocal artificial controlado pelo cérebro”, declarou um dos responsáveis pela investigação, Josh Chartier.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,2 mai 2019 8:47

Editado porAndre Amaral  em  2 mai 2019 8:47

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.