Foi batido o recorde de temperatura máxima na Antártida

PorExpresso das Ilhas,10 fev 2020 10:40

Uma estação científica na Península Antártica registou uma temperatura de 18,3ºC, estipulando um novo máximo desde que há medições. A estação Esperanza, pertencente à Argentina, tem dados desde 1961, mas nunca tinha observado uma temperatura sequer aproximada a esta.

O recorde de temperatura mais alta no continente, desde que há registos científicos, estava nos 17,5ºC, atingidos em Março de 2015, aponta a revista portuguesa Visão na sua edição online.

Segundo a mesma fonte, a nova marca ultrapassa a anterior em 0,8ºC, o que chocou os cientistas. “Este valor é impressionante, levando em conta que só passaram cinco anos desde o último recorde e que é um grau centígrado mais alto” disse ao Guardian Austrália James Renwick, cientista climático da Universidade Victoria de Wellington, que durante anos integrou o comité da Organização Meteorológica Mundial que valida os recordes na Antártida.

É um sinal do aquecimento, que tem sido muito mais rápido ali do que a média global.

“É por essa razão, acrescenta Renwick, que este máximo não sobreviverá muito tempo. É surpreendente que um novo recorde tenha sido estabelecido tão cedo, mas quem sabe quanto durará? Possivelmente muito pouco.”

Estudos publicados nos últimos anos demonstram que há pelo menos dois mil anos que o continente gelado não aquece tão depressa.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,10 fev 2020 10:40

Editado porSara Almeida  em  10 fev 2020 10:40

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.