NASA não quer mais constelações de satélites

PorExpresso das Ilhas,6 nov 2020 11:56

O problema, diz a NASA, são as possíveis colisões com equipamento já em órbita.

A NASA publicou um documento em que se manifesta contra a construção de uma nova constelação de satélites, um pedido feito pela empresa norte-americana AST & Science. A agência espacial teme que esta constelação - que ficaria a 720km de altitude da Terra - aumentaria o risco de colisões.

“A NASA submete esta carta durante o período de comentário público com o propósito de providenciar uma maior compreensão das preocupações da NASA a respeito dos seus ativos em órbita, de forma a mitigar os riscos de colisões para o benefício mútuo de todos”, pode ler-se na carta partilhada pelo Ars Technica.

A proposta da AST & Science indicava que a empresa pretendia criar uma constelação de 240 satélites que ajudariam a melhorar o sinal 4G (e potencialmente 5G) da rede mobile na Terra.

De momento não é claro qualquer será a decisão da Comissão Federal de Comunicações dos EUA sobre este assunto mas, tendo em conta que se trata de uma perspetiva formal da NASA, é provável que leve os riscos em conta.

Autoria:Expresso das Ilhas,6 nov 2020 11:56

Editado porAndre Amaral  em  6 nov 2020 11:56