Uma mão cheia de tecnologias para se ligar (mais) aos pequenos prazeres da vida

PorExpresso das Ilhas,5 jun 2021 8:25

Há vários aparelhos, gadgets e apps (algumas, gratuitas) que ajudam as pessoas a usufruir dos pequenos prazeres da vida como ler, mergulhar no mundo da ficção, passear, dormir, olhar as estrelas e até beber café.

Nos últimos anos, a linha entre o trabalho e o tempo livre e a vida pessoal quase evaporou. Com computadores portáteis, smartphones, tablets, e telemóveis inteligentes está-se sempre a uma chamada ou mensagem de distância do trabalho e, por isso, nem sempre é fácil desligar. Mas a tecnologia não é sempre a vilã e há vários aparelhos, gadgets e apps(algumas, gratuitas) que ajudam as pessoas a usufruir dos pequenos prazeres da vida como ler, mergulhar no mundo da ficção, passear, dormir, olhar as estrelas e até beber café. Eis algumas propostas do jornal Público.

Café inteligente?

É uma opção

No mundo cada vez mais conectado, as máquinas de café também já se ligam à Internet. O objectivo é conseguir pôr a máquina a funcionar à distância (sem sair do sofá ou convencer alguém a fazer o café) ou programar a máquina para começar a trabalhar quando o consumidor ainda está a dormir e fazer o café da forma que se gosta (mais ou menos cheio, com ou sem espuma, a ferver ou nem por isso). Só é preciso garantir que a máquina tem água e grãos de café suficientes. A DelonghiNespresso Expert (299 euros) permite controlar a aplicação via smartphonepara a ligar, programar o cappuccino ideal, ver o stock de cápsulas, e fazer encomendas.

Deixe a tecnologia contar a história

Depois de um longo dia em frente a ecrãs, pegar num livro pode parecer exaustivo. Mas e ouvir uma história bem contada? Muitas aplicações de livros digitais (ebooks) como a Kobo ou a Kindle têm catálogos de audiolivros que podem ser comprados em conjunto com a versão ebook. Isso permite alternar facilmente entre ouvir uma história e ler sem perder o lugar. Nem é preciso investir num leitor de livros digitais (ereader) para experimentar. Várias marcas de como Kindle e o Kobo têm appspara computadores e telemóveis. A versão Kobo Plus Audiolivros dá acesso a milhares de audiolivros por 5,99 euros por mês (pode testar um mês grátis).

Olhar as estrelas

Observar as estrelas é actividade milenar que se tornou mais fácil com o telemóvel. Há muitas appsque ajudam a localizar e aprender sobre constelações de uma forma simples. Basta apontar a câmara do telemóvel para o céu. A Sky Map é uma das mais populares (gratuita e sem publicidade): foi lançada em 2009 pela Google, mas foi abandonada pela empresa três anos mais tarde e, desde então, tem sido mantida de forma voluntária pelos mesmos engenheiros que a fizeram. Além de ajudar a perceber o que se está a ver no céu nocturno, a apptem uma opção para viajar no tempo que permite rever o firmamento a uma data e hora do passado (dá para recuar até 1900).

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1018 de 2 de Junho de 2021.

Autoria:Expresso das Ilhas,5 jun 2021 8:25

Editado pormaria Fortes  em  5 jun 2021 8:25