Descoberta nova partícula exótica de longa duração

PorExpresso das Ilhas,14 ago 2021 13:45

Físicos do Grande Colisionador de Hadrões (LHC) anunciaram a descoberta de mais uma partícula, um novo membro da crescente família dos tetraquarks.

O Grande Colisionador de Hadrões (LHC) apresentou uma nova descoberta na European Physical Society Conference on High Energy Physics (EPS-HEP): uma nova partícula, chamada Tcc+.

Trata-se de um tetraquark, um hadrão exótico que contém dois quarks e dois antiquarks. Segundo o comunicado do CERN, citado pelo site zap.aeiou.pt, é a partícula de matéria exótica de duração mais longa alguma vez descoberta, e a primeira a conter dois quarks pesados e dois antiquarks leves.

Os quarks são os blocos de construção fundamentais a partir dos quais a matéria é construída. Combinam-se para formar hadrões, nomeadamente bariões, como o protão e o neutrão, que consistem em três quarks, e mesões, formados por pares quark-antiquark.

Nos últimos anos, foram encontrados alguns dos chamados hadrões exóticos – partículas com quatro ou cinco quarks, em vez dos convencionais dois ou três. A mais recente descoberta é de um hadrão exótico ainda mais exótico.

A nova partícula contém dois quarks charm, um antiquark up e um antiquark down.

Nos últimos anos, foram descobertos vários tetraquarks, mas este é o primeiro a conter dois quarks charm, sem antiquarks charm para os equilibrar.

Além disso, é a primeira partícula pertencente a uma classe de tetraquarks com dois quarks pesados e dois antiquarks leves. Este tipo de partículas decaem quando se transformam num par de mesões, cada um formado por um dos quarks pesados e um dos antiquarks leves.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1028 de 11 de Agosto de 2021. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,14 ago 2021 13:45

Editado porDulcina Mendes  em  14 ago 2021 13:45

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.