Neandertais transmitiram estirpe mortal do papilomavírus humano ao Homo sapiens

PorExpresso das Ilhas,27 set 2021 7:21

Investigadores descobriram que Neandertais se reproduziram com humanos modernos e lhes transmitiram uma estirpe mortal do papilomavírus humano.

O papilomavírus humano (HPV)é responsável por um elevado número de infecções, que na maioria das vezes são assintomáticas e de regressão espontânea. Esta é uma das infecções de transmissão sexual mais comuns a nível mundial.

Durante o tempo em que coexistiram na Europa e na Ásia, humanos modernos e Neandertais acasalaram. Uma equipa de investigadores descobriu agora, conta o site zap.aeiou.pt, que os Neandertais provavelmentetransmitiram uma estirpe específicado papilomavírus humano aos Homo sapiens.

Ao contrário da encontrada hoje em dia,esta era uma estirpe mortal, que se tornou dominante na Eurásia, escreve o Ancient-Origins.

Para este estudo, os investigadores obtiveram amostras virais de HPV de várias espécies de primatas não-humanos. Além disso, recolheram milhares de genomas de variantes do papilomavírus humano que são encontrados actualmente em humanos.

Os investigadores analisaram o desenvolvimento de uma estirpe particular, conhecida comopapilomavírus humano tipo 16 (HPV 16), que é sexualmente transmissível ecausa cancro.

Até à data, existem mais de 200 tipos de HPV identificados dos quais cerca de 40 infectam preferencialmente o sistema anogenital: vulva, vagina, colo do útero, pénis e áreas perianais.

Os autores não conseguiram obter amostras dos Neandertais, mas as estirpes de HPV encontradas na Eurásia eram diferentes das encontradas em África. Como tal, os especialistas concluem que isto acontece porque os humanos modernosreproduziram com os Neandertais na Eurásia, mas não em África.

“Os dados actuais fornecem uma estrutura para desvendar os mistérios dos genomas oncogénicos do HPV à medida que expandimos a nossa compreensão da evolução do hospedeiro viral”, concluíram os cientistas.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1034 de 22 de Setembro de 2021. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,27 set 2021 7:21

Editado porAndre Amaral  em  27 set 2021 7:21

pub.

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.