Esta é a primeira vez que um conjunto de orcas mata uma baleia azul adulta

PorExpresso das Ilhas,7 fev 2022 7:58

Para além de comerem animais como peixes e focas, as baleias assassinas (conhecidas como orcas) também caçam alguns tipos de baleias. Daí o seu nome.

Mas este é o primeiro caso documentado de um grupo de orcas a matar e comer o maior animal do mundo – uma baleia azul adulta.

Segundo o New Atlas, citado pelo site zap.aeiou.pt, embora o estudo tenha sido apenas anunciado esta semana, o ataque ocorreu em Março de 2019, e foi testemunhado por investigadores do Centro de Investigação de Cetáceos da Austrália (CETREC) e do Projeto ORCA.

Os cientistas estavam em barcos, a realizar levantamentos anuais de baleias e golfinhos perto de Bremer, no largo da costa Sul da Austrália Ocidental.

Sabe-se que uma população de aproximadamente 140 orcas se desloca sazonalmente pela área, algumas das quais permanecem durante todo o ano.

“Quando chegámos, cerca de 14 baleias assassinas estavam a atacar a azul em águas de 70 metros, com as orcas fêmeas a liderar o ataque”, explicou Isabella Reeves, membro da equipa de investigação.

“À chegada, já notámos uma ferida substancial no topo da sua cabeça com osso exposto. A barbatana dorsal estava desaparecida, sem dúvida mordida pelas baleias assassinas. As marcas de dentadura eram evidentes à frente e atrás, onde outrora estava a barbatana dorsal, e até à cauda da baleia”, contou a especialista.

Naquele que é descrito como um ataque coordenado, algumas das baleias assassinas abalroaram os lados do animal maior, mordendo pedaços de pele, enquanto as outras atacaram atrás da sua cabeça.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1053 de 2 de Fevereiro de 2022. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,7 fev 2022 7:58

Editado porAndre Amaral  em  7 fev 2022 7:58

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.