Cientistas do MIT afirmam ter a chave para a eletricidade barata e ilimitada

PorExpresso das Ilhas,14 mar 2022 8:33

Uma empresa do MIT quer transformar centrais térmicas em centrais de energia ecológica e ilimitada, utilizando o magma da terra como fonte de calor.

Uma empresa do MIT afirma possuir a chave para uma electricidade ilimitada, 100% ecológica e praticamente gratuita, segundo o El Confidencial.

Não é nem fusão, nem fissão, nem renováveis, mas o magma da terra, que pode alimentar a civilização durante 20 milhões de anos, utilizando apenas 0,1% do seu calor. Esta potência, conta o site zap.aeiou.pt, só é utilizada em países como a Islândia porque, no resto do mundo, a energia geotérmica está fisicamente fora de alcance. Até agora.

Ou assim diz Quaise, o nome de uma nova empresa fundada por engenheiros do Massachusetts Institute of Technology.

Os seus engenheiros afirmam que a nova perfuradora de energia direccionada atingirá facilmente profundidades até 20 quilómetros, uma distância totalmente impossível com perfuradoras mecânicas, como a antiga União Soviética provou após anos de perfuração perto da sua fronteira com a Noruega.

Energia geotérmica em qualquer lugar

O magma arde a 5.200 graus Celsius, em torno de uma esfera sólida de níquel e ferro no centro do nosso planeta, mas não é preciso chegar lá para obter energia ilimitada.

Se não estiver em cima de uma fonte de magma quase superficial – como a Islândia, onde 65% da energia consumida em 2016 era geotérmica – é “suficiente” para se chegar a uma profundidade de cerca de 20 quilómetros. “Basta” porque, obviamente, é uma tarefa extremamente difícil.

Se conseguirmos realmente atingir essa profundidade em qualquer parte do mundo, teremos uma fonte de energia ilimitada, 24 horas por dia, a um custo muito baixo.

A energia geotérmica eliminaria a necessidade de combustíveis fósseis de uma só vez. Todos os países seriam totalmente auto-suficientes.

Num curto espaço de tempo, esta fonte de energia gratuita poderia fazer baixar as contas de eletricidade a preços ridiculamente baixos, diz Quaise.

Na Islândia, por exemplo, a factura energética média – incluindo eletricidade, aquecimento e água quente – é de cerca de 22 euros.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1058 de 9 de Março de 2022.

Autoria:Expresso das Ilhas,14 mar 2022 8:33

Editado porAndre Amaral  em  14 mar 2022 8:33