Cientistas conseguiram ressuscitar a actividade celular dos olhos humanos após a morte

PorExpresso das Ilhas,22 mai 2022 12:22

Os cientistas conseguiram acordar as células sensíveis à luz na mácula humana depois de restaurarem a oxigenação que é perdida após a morte. A descoberta pode facilitar a criação de medicamentos.

Há milhares de milhões de neurónios no sistema nervoso central que enviam a informação sensorial em forma de sinais eléctricos no olho. Num novo estudo publicado na Nature, uma equipa de investigadores descobriu como estes neurónios morrem – e novos métodos para os ressuscitar.

“Conseguimos acordar as células fotoreceptoras na mácula humana, que é parte da retina responsável pela nossa visão central e pela nossa capacidade de ver pequenos detalhes e a cores. Nos olhos obtidos até cinco horas após a morte de um doador de órgãos, estas células responderam à luz brilhante, luz colorida e até a flashes de luz muito fracos”, explica Fatima Abbas, autora principal do estudo, citada pelo zap.aeiou.pt.

Quando as experiências iniciais ressuscitaram os fotorecetores, as células perderam a capacidade de comunicar com outras células na retina. Os cientistas descobriram que a falta de oxigénio era o factor crítico, revela o SciTech Daily.

Para resolverem este problema, os investigadores procuraram doadores de órgãos menos de 20 minutos depois da sua morte e criaram uma unidade de transporte especial para restaurar a oxigenação e outros nutrientes aos olhos do doador.

Também foi criado um dispositivo que estimula a retina e mede a actividade elétrica nas células. Com esta abordagem, a equipa conseguiu restaurar os sinais específicos nos olhos vivos e este processo pode ainda ser usado noutros tecidos no sistema nervoso central.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1068 de 18 de Maio de 2022.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,22 mai 2022 12:22

Editado porSheilla Ribeiro  em  22 mai 2022 12:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.