A crosta terrestre está a “pingar” debaixo da cordilheira dos Andes

PorExpresso das Ilhas,2 ago 2022 7:47

Especialistas em Geologia identificaram um fenómeno que faz a crosta da Terra “pingar” para o manto do nosso planeta, um efeito conhecido como “gotejamento litosférico”.

Por baixo das montanhas dos Andes, na América do Sul, a crosta da Terra está a “pingar” para o interior do planeta. A descoberta consta de um novo estudo publicado na Communications Earth & Environment e reportado pelo site zap.aeiou.pt.

Este fenómeno acontece há milhões de anos, num processo geológico chamado gotejamento litosférico que deixou a superfície enrugada. A pesquisa ajuda-nos a saber mais sobre a actividade geológica interior noutros planetas vizinhos que não têm placas tectónicas, como Marte ou Vénus.

Quando a crosta rochosa aquece até uma certa temperatura, começa a ficar mais espessa e “pingar” para o manto e o fenómeno da formação e libertação de gotas da crosta tem efeitos na superfície em seu torno.

Isto porque a força das gotas que se formam debaixo cria uma bacia na superfície acima e porque quando a gota cai, a superfície reage ao saltar para cima.

“Devido à sua alta densidade, pingou como mel para o interior planetário e é provavelmente responsável por dois grandes eventos tectónicos nos Andes Centrais – mudando a topografia à superfície na região por milhões de quilómetros e tanto triturando como alongando a própria crosta à superfície”, revela a estudante de Geologia e autora principal do estudo, Julia Andersen, citada pela mesma fonte.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1078 de 27 de Julho de 2022. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,2 ago 2022 7:47

Editado porAndre Amaral  em  2 ago 2022 7:47

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.