Água extraterrestre encontrada em meteorito que caiu no Reino Unido

PorExpresso das Ilhas,19 set 2022 9:29

Foi agora descoberto que um meteorito que aterrou em Gloucestershire, em Inglaterra, em Fevereiro, contém água de origem extraterrestre. É a primeira vez que é encontrado este género de meteorito no Reino Unido.

Segundo Ashley King, investigador do grupo de materiais planetários do Museu de História Natural é possível que se venham a encontrar pistas sobre a origem da água na Terra, dado que cerca de 12% da amostra é constituída por água e oferece muitos conhecimentos, uma vez que é a menos contaminada ao ser recolhida.

"A composição desta água é muito semelhante à composição da água dos oceanos da Terra", explicou um investigador.

Ao debruçar-se sobre a nova descoberta esclareceu que, uma vez que o meteorito com cerca de meio quilo foi recuperado rapidamente, em cerca de 12 horas, não foi contaminado pela água e materiais na Terra, o que é de realçar visto que os cientistas tentam "sempre fazer corresponder a composição dos meteoritos aquáticos e outros materiais extraterrestres à composição da água na Terra".

"A composição desta água é muito semelhante à composição da água dos oceanos da Terra", explicou King salientando: "É uma prova muito boa de que os asteroides deram uma contribuição muito importante para os oceanos da Terra".

King reiterou que "uma das grandes questões que temos nas ciências planetárias é de onde veio a água na Terra" e pensa-se que "um dos lugares óbvios é ou através de cometas que têm cargas e cargas de gelo ou asteroides", relata a Sky News.

Julga-se que este meteorito - o primeiro condrite carbonoso conhecido a ser encontrado no Reino Unido e o primeiro a ser recuperado em todo o país em 30 anos - tenha sido formado há cerca de 4,6 mil milhões de anos e tenha levado cerca de 300 mil anos para chegar à Terra.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,19 set 2022 9:29

Editado porAndre Amaral  em  19 set 2022 9:29

pub.
pub.
pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.